É fato: o mercado financeiro está crescendo. Cada vez mais profissionais de outras áreas migram para esse setor em busca dos melhores salários e perspectiva de uma carreira de sucesso em instituições públicas e privadas do setor.
Se você também deseja entrar nesse mercado mas não sabe por onde começar, continue a leitura! Neste post, listamos as 8 certificações bancárias mais pedidas e os melhores cursos para certificações financeiras que vão te ajudar a conquistar a aprovação. Confira!
Certificação ANCORD
A certificação Ancord funciona como uma autorização para quem pretende atuar como Agente Autônomo de Investimentos (AAI). Por isso, ela é ideal para quem deseja ser um corretor da Bolsa de Valores.
O exame para certificação da Ancord conta com uma prova de conhecimentos específicos com 80 questões baseadas em 15 módulos de conhecimento:
- Atividade do agente autônomo de investimento – CVM 497/11;
- Ética profissional e aspectos comportamentais;
- Lavagem de dinheiro – Leis nº 9.613/98; Circular BACEN 3461/09; Instrução CVM nº 301/99;
- Fundamentos de economia;
- Estrutura do sistema financeiro nacional – SFN;
- Instituições e intermediadores do sistema financeiro nacional;
- Administração de risco;
- Mercado de capitais: produtos, modalidades operacionais, tributação e regulamentação básica;
- Fundos de investimento;
- Outros fundos de investimento regulados pela CVM;
- Securitização de recebíveis;
- Clubes de investimento;
- Matemática financeira;
- Mercado financeiro: produtos, modalidades operacionais, tributação e regulamentação básica;
- Mercado de derivativos: produtos, modalidades operacionais, tributação e regulamentação básica.
A prova da Ancord é feita eletronicamente em mais de 150 localidades espalhadas pelo país e autorizadas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), que é a responsável pela aplicação do exame.
Para ser aprovado, o candidato deve ter 70% de aproveitamento do total de questões, respeitando o mínimo de 50% em cada módulo previsto no edital oficial do exame.
Curso preparatório para ANCORD
O exame da certificação Ancord busca verificar a qualificação técnica dos candidatos para atuar como agente autônomo de investimentos. Por isso, o curso preparatório para Ancord da Academia Rafael Toro oferece todo o material de apoio necessário para a preparação do aluno.
Neste curso, o candidato tem acesso a 14 aulas que abordam detalhadamente os assuntos cobrados no exame, como:
- Legislação do AAI;
- Sistema financeiro nacional;
- Economia;
- Matemática financeira;
- Lavagem de dinheiro;
- Renda fixa;
- Renda variável;
- Fundos de investimento;
- Derivativos;
- Tributação de produtos;
- Administração de riscos.
As turmas do curso para certificação Ancord têm início toda segunda-feira e todos os alunos recebem um direcionamento do especialista Rafael Toro para entender quais são os pontos mais importantes de estudo para a aprovação.
Certificação CFP®
A CFP® (Certified Financial Planner) é a certificação da Planejar para quem pretende atuar como planejador financeiro. Essa é uma certificação com valor internacional e uma das mais desejadas e respeitadas no mercado financeiro.
Não à toa, o exame para obter a CFP® é considerado um dos mais difíceis entre as certificações financeiras. No Brasil, apenas 7.9 mil profissionais têm a credencial ativa.
A prova da CFP® contém 140 questões divididas em seis módulos:
- Planejamento financeiro e ética;
- Gestão de ativos e investimentos;
- Planejamento de aposentadoria;
- Gestão de riscos e seguros;
- Planejamento fiscal;
- Planejamento sucessório.
Para ser aprovado no exame CFP®, o candidato deve ter o mínimo de 70% de aproveitamento da prova e 50% de aproveitamento em cada módulo. Por isso, muitos candidatos se preparam com meses de antecedência para o exame.
Curso preparatório para a CFP®
O CFP® 60 dias é o curso para CFP® mais completo do mercado. São 26 aulas divididas em 6 módulos que contemplam todo o edital do exame e oferecem o mesmo nível de uma pós-graduação.
Neste curso, você vai aprender:
- Módulo 1: fundamentos, gestão financeira, planejamento e ética;
- Módulo 2: tipos de investimento e gestão de carteiras;
- Módulo 3: previdência;
- Módulo 4: seguros;
- Módulo 5: planejamento fiscal e tributação;
- Módulo 6: planejamento sucessório.
O CFP® 60 dias é um dos melhores e mais completos cursos para certificações financeiras do Brasil. Prova disso é que, caso você não seja aprovado na certificação, a Academia Rafael Toro de finanças garante o seu acesso gratuito pelo período de até mais duas provas.
Certificação CPA-10
A CPA-10 (Certificação Profissional ANBIMA – Série 10) é o primeiro nível das certificações Anbima e a porta de entrada para as instituições financeiras. Essa é a certificação mais básica para qualificar o profissional a atuar na distribuição de produtos de investimento em agências bancárias ou plataformas de atendimento.
Essa é uma certificação obrigatória para cargos de assistentes e gerentes na maioria das instituições bancárias. Por isso, é essencial para quem pretende construir uma carreira no mercado financeiro.
A prova para CPA-10 contém 50 questões divididas em 7 tópicos:
- Sistema financeiro nacional e participantes do mercado;
- Ética, regulamentação e análise do perfil do investidor;
- Conceitos básicos de economia e finanças;
- Princípios de investimento;
- Fundos de investimento;
- Instrumentos de renda variável e renda fixa;
- Previdência complementar aberta: PGBL e VGBL.
As questões podem ser respondidas de forma remota pelo computador. Mas, para ser aprovado, o candidato precisa ter pelo menos 70% de aproveitamento no exame da Anbima para certificação CPA-10.
Curso preparatório para CPA-10
O curso de CPA-10 da Academia Rafael Toro é completo para quem quer se preparar para o exame. Ao todo, são mais de 35 horas de aula, lives exclusivas sobre o mercado de trabalho e tira-dúvidas com especialistas na certificação.
O material de estudo para CPA-10 do curso inclui 12 aulas que abordam detalhadamente os assuntos cobrados no exame, como:
- Economia;
- Finanças;
- Conduta profissional;
- Anbima;
- Renda fixa;
- Renda variável;
- Aspectos gerais dos fundos de investimento;
- Fundos de investimentos CVM e Anbima;
- Tributação;
- Previdência;
- Tipos de riscos.
O acesso ao curso para CPA-10 é enviado até 1 hora depois que a compra for aprovada com todas as orientações sobre o quê, quanto e quando o aluno deve estudar para obter a aprovação.
Certificação CPA-20
A CPA-20 (Certificação Profissional ANBIMA – Série 20) é a certificação de nível 2 da Anbima. Ela é recomendada, principalmente, para profissionais que já atuam no mercado financeiro de investimentos e querem crescer na carreira.
Não é obrigatório ter a CPA-10 para fazer o exame da CPA-20. Entretanto, como é uma certificação mais avançada, o ideal é que o candidato já tenha alguma experiência com o mercado antes de prestar o exame.
A prova da CPA-20 contém 60 questões divididas em 7 tópicos:
- Sistema financeiro nacional e participantes do mercado;
- Compliance legal, ética e análise do perfil do investidor;
- Princípios básicos de economia e finanças;
- Instrumentos de renda variável, renda fixa e derivativos;
- Fundos de investimento;
- Previdência complementar aberta: PGBL e VGBL;
- Mensuração, gestão de performance e riscos.
Assim como a CPA-10, é possível realizar a prova de maneira remota. Mas, para receber o certificado, o candidato precisa ser aprovado com pelo menos 70% de aproveitamento das questões.
Curso preparatório para CPA-20
O curso preparatório para CPA-20 da Academia Rafael Toro é recomendado para qualificar os candidatos para receber a aprovação no exame de certificação da Anbima.
Durante o curso, Rafael Toro, que é especialista em cursos para certificações financeiras, oferece uma metodologia própria de ensino dividida em 15 aulas que abordam em detalhes todos os temas previstos no edital:
- Sistema financeiro nacional;
- Economia;
- Finanças;
- Conduta profissional;
- Anbima;
- Renda fixa;
- Renda variável;
- Fundos de investimento;
- Tributação;
- Previdência;
- Estatística;
- Mensuração de risco;
- Finanças comportamentais;
- Derivativos.
Depois de fazer a inscrição, o aluno tem acesso a todo o material de estudo para CFP-20 e uma metodologia eficientes para orientar na revisão de todo o conteúdo antes da prova.
Certificação CEA
A CEA (Certificação de Especialista em Investimentos da Anbima) é uma das certificações mais completas do mercado financeiro e a única que qualifica profissionais a atuarem como especialistas e consultores em investimento.
Essa é uma certificação obrigatória para atuar em instituições que seguem o código da Anbima e em mais de 70% das vagas de consultoria de investimentos no mercado financeiro nacional.
A prova da CEA contém 70 questões divididas em sete módulos:
- Sistema Financeiro Nacional e Participantes do Mercado;
- Princípios Básicos de Economia e Finanças;
- Instrumentos de Renda Fixa, Renda Variável e Derivativos;
- Fundos de investimento;
- Produtos e Previdência Complementar;
- Gestão de Carteiras e Riscos;
- Planejamento de Investimentos.
Não existe pré-requisito para prestar o exame para a CEA. Portanto, qualquer profissional pode se inscrever para a prova. Mas, para ser aprovado e receber a certificação é necessário acertar pelo menos 70% das questões.
Curso preparatório para CEA
O curso para certificação CEA da Academia Rafael Toro tem uma metodologia própria de ensino, turmas personalizadas e cronograma exclusivo com início toda segunda-feira.
São 21 aulas que contemplam todo o edital do exame, revisão das matérias, provas comentadas e simulados. Todo o material é revisado e atualizado periodicamente com os principais temas da prova:
- Fundos de investimentos;
- Anbima;
- Tipos de riscos;
- Tributação de produtos;
- Previdência;
- Planejamento e gestão financeira;
- Estatística;
- Gestão de carteiras;
- Derivativos.
O acesso ao material de estudo para CEA é enviado até 1 hora depois que a compra for aprovada com todas as orientações sobre o quê, quanto e quando o aluno deve estudar para obter a aprovação.
Certificação CFG
A CFG é a Certificação de Fundamentos em Gestão da Anbima. Ela faz parte da nova reformulação de certificações Anbima para a área de gestores e é um pré-requisito obrigatório para outras certificações, como a CGA e a CGE.
A CFG não habilita o profissional a trabalhar com a gestão de fundos, mas é um grande diferencial para assumir cargos em companhias de asset management e acelerar a carreira na área de gestão de recursos.
A prova para a CFG contém 60 questões divididas em 12 áreas de conhecimento:
- Métodos quantitativos;
- Economia;
- Análise de relatórios financeiros;
- Finanças corporativas;
- Mercados e instrumentos financeiros
- Teoria moderna de carteiras e modelos de precificação de ativos;
- Finanças comportamentais;
- Política de investimento;
- Alocação de ativos;
- Novas tecnologias em finanças;
- Ética e autorregulação;
- Legislação e regulação.
O exame dura 3h e, para ser aprovado na certificação CFG, o candidato precisa acertar pelo menos 70% das questões.
Curso preparatório para CFG
O curso preparatório para CFG da Academia Rafael Toro oferece um guia de estudos que passa por cada área de conhecimento prevista no edital para a prova da CFG. Ao todo, são mais de 15 aulas dedicadas aos módulos e duas revisões finais antes do exame.
Esse é um dos cursos para certificações financeiras mais completos do Brasil — ainda mais aprofundado do que a preparação para as certificações CPA-10, CPA-20, CEA e CFP®. Por isso, é recomendado não só para quem vai prestar o exame, mas também para quem quer se tornar uma autoridade em investimentos.
⚠️ Não perca a oportunidade! Neste fim de ano, o curso para CFG da Academia Rafael Toro está com desconto exclusivo de R$3.000,00 para ex-alunos. Você pode comprar agora e acessar quando quiser dentro do prazo de 180 dias após a compra.
Certificação CGA
A CGA é a Certificação de Gestores Anbima. Ela qualifica o profissional a atuar como gestor de recursos de terceiros em investimentos de renda fixa, multimercados, carteiras administradas e fundos de índice.
Essa é uma certificação obrigatória para ocupar cargos com poder de decisão de compra e venda dos ativos financeiros dessas carteiras. Mas, para prestar o exame e receber a habilitação, o candidato deve possuir a certificação CFG, CFA ou CAIA.
A prova da CGA contém 45 questões que abrangem seis áreas de conhecimento relacionadas à gestão de fundos de investimento:
- Gestão de carteiras: renda variável;
- Gestão de carteiras: renda fixa;
- Investimentos no exterior;
- Avaliação de desempenho;
- Gestão de risco;
- Legislação, regulação e tributação.
Para ser aprovado no exame e receber a certificação, o candidato deve responder todas as questões dentro das 2h30 do exame e obter o mínimo de 70% de acertos.
Curso preparatório para CGA
O curso para certificação CGA da Academia Rafael Toro oferece uma metodologia própria de ensino para capacitar o aluno para o exame. Ao todo, são 10 aulas relacionadas aos temas cobrados no exame, 10 revisões e 3 pré-prova para assistir antes do exame.
Neste curso, você vai aprender sobre:
- Investimentos no exterior;
- Gestão de carteiras de renda variável;
- Fundos de investimento;
- Gestão de riscos;
- Gestão de carteiras de renda fixa;
- Avaliação de desempenho.
As aulas são ministradas com turmas personalizadas, cronograma exclusivo e orientação dos especialistas em certificação financeira Rafael Toro e Caio Torralvo. Além disso, o aluno também tem acesso a relatórios de alta performance indicando onde e como atuar para melhorar o aproveitamento no dia do exame.
Certificação CGE
A CGE é a Certificação de Gestores para Fundos Estruturados. Ela qualifica o profissional para atuar como gestor de FIDC (Fundos de Investimento em Direitos Creditórios), FII (Fundos de Investimento Imobiliários), FIP (Fundos de Investimento em Participações) e Fundos de Índice.
Além de ser obrigatória para cargos com poder de decisão de compra e venda de ativos financeiros dessas carteiras, a CGE também passou a ser aceita para fins de credenciamento na CVM (Comissão de Valores Mobiliários) desde outubro de 2022.
A prova para a certificação CGE contém 45 questões relacionadas a oito áreas de conhecimento sobre gestão de produtos estruturados:
- Investimentos imobiliários;
- Private equity;
- Securitização de recebíveis;
- Fundos de índice;
- Investimentos no exterior;
- Avaliação de desempenho;
- Gestão de risco;
- Legislação, regulação e tributação.
Para prestar o exame e receber a certificação, o candidato precisa já ter sido aprovado nas certificações CFG, CFA ou CAIA. Além disso, é necessário ter o mínimo de 70% de aproveitamento nas questões.
Curso preparatório para CGE
O curso preparatório para CGE da Academia Rafael Toro é um dos melhores cursos para certificações financeiras desse nicho. Ministrado pelos especialistas Rafael Toro e Caio Torralvo, o conteúdo é 100% atualizado e revisado com uma metodologia própria de ensino.
Ao todo, são mais de 11 aulas, 4 simulados, 2 revisões finais, 1 pré-prova e mais de 100 questões de fixação ao longo das aulas. Tudo isso de acordo com os principais temas cobrados no exame:
- Fundo de índice;
- Investimentos imobiliários;
- Securitização de recebíveis;
- Investimentos no exterior;
- Private equity;
- Investimentos imobiliários;
- Avaliação de desempenho e gestão de riscos
As turmas do curso para CGE são personalizadas, com cronograma exclusivo e início toda segunda-feira. Depois de finalizar o conteúdo, o aluno está capacitado para prestar o exame e atuar com gestão de recursos de terceiros na indústria de produtos estruturados.
Independente da certificação que você está buscando, uma coisa é certa: o caminho mais rápido para a sua aprovação está na Academia Rafael Toro de Finanças.
Com os melhores cursos para certificações financeiras, já preparamos mais de 8 mil alunos para certificações bancárias e aprovamos mais de 1.000 alunos apenas no primeiro semestre de 2022. Você está pronto para ser o próximo?
Então, encontre aqui o curso para sua próxima certificação bancária e venha mudar os rumos da sua vida profissional!