A C-Pro R é direcionada a profissionais com perfil comercial que necessitam de um entendimento aprofundado das necessidades dos clientes e do planejamento de investimentos, focando na construção e manutenção de relacionamentos duradouros. Suas atividades incluem compreender o momento financeiro do cliente, analisar o perfil de investidor, acompanhar e gerenciar portfólios, garantindo sua evolução, e fornecer informações detalhadas sobre produtos de investimento e seus riscos.
As provas das novas certificações começarão a ser aplicadas em janeiro de 2026. Até lá, a ANBIMA promoverá ciclos de conversas com associados, reguladores, profissionais certificados, escolas preparatórias e outros públicos impactados pelas mudanças, visando coletar sugestões e esclarecer dúvidas.
Além disso, a ANBIMA planeja realizar pilotos para testar o novo modelo de avaliação dos candidatos. Esta iniciativa permitirá a coleta de dados e feedbacks para aprimorar o processo. Com esse esforço, a ANBIMA espera que o mercado contribua ativamente para a criação de um modelo de certificação que eleve ainda mais a qualificação dos profissionais e atraia um conjunto diverso de pessoas para atender à crescente demanda de investidores exigentes.
Essa certificação é o ponto de partida para quem deseja iniciar sua carreira na área de distribuição de produtos de investimento.
Ela é ideal para pessoas que buscam uma compreensão básica dos tipos de investimentos disponíveis e outros produtos do mercado financeiro, além de desejarem atuar em funções comerciais, como prospecção de clientes, atendimento e suporte
Destinada a profissionais com perfil mais técnico, essa certificação exige um entendimento aprofundado sobre as estruturas dos produtos de investimento para a elaboração de carteiras recomendadas.
Os detentores dessa certificação devem possuir uma visão técnica detalhada, essencial para o assessoramento em investimentos dos profissionais CPA e C-Pro R.
Para obter essa certificação, é necessário ter a CPA como pré-requisito.
Com essa certificação, o profissional estará apto a compreender profundamente as necessidades dos clientes, realizar análises de perfil de investidor e recomendar um portfólio detalhado dos produtos de investimento disponíveis, incluindo a apresentação de seus riscos.
Para obter essa certificação, é necessário ter a CPA como pré-requisito.
Em janeiro de 2026 será o início da aplicação das provas.
Ainda não! Mas você pode começar pela CEA, atual certificação correspondente, e já garantir o seu selo antes das mudanças!
Ter a CPA. Após ser aprovado na CPA, o profissional pode fazer o exame para obter a certificação C PRO R.
É voltada para profissionais com perfil comercial, que são o ponto central no relacionamento com o cliente, gerenciando e acompanhando seu portfólio.
De acordo com a ANBIMA, com a nova arquitetura, o modelo de avaliação dos profissionais também muda, a fim de preparar ainda mais quem atua no mercado financeiro. As provas passarão a testar não só os conhecimentos técnicos dos candidatos, mas também a sua capacidade de aplicar a teoria em casos práticos e de demonstrar habilidades interpessoais importantes para o exercício de suas funções. Para isso, as perguntas das provas devem migrar de um modelo mais tradicional – focado em conteúdo técnico e abordando apenas um assunto – para um formato mais situacional e integrativo, que permita a avaliação conjunta de diversas habilidades dos profissionais. Outra particularidade da nova estrutura é que ela acaba com a dominância existente hoje entre as certificações. Na prática, isso significa que o profissional que conquistar a certificação C, por exemplo, não irá ganhar automaticamente a A e B. O fim da dominância se deve ao fato de, no novo modelo, os conteúdos das provas não vão mais se sobrepor.
Segundo a ANBIMA, as modificações foram pensadas tendo como foco as atividades realizadas pelos profissionais, independentemente de instituições, cargos ou segmentos de clientes atendidos. Com essas mudanças, a nova arquitetura de certificações da ANBIMA eleva ainda mais o nível de conhecimento dos profissionais e fica alinhada às práticas mundiais e às necessidades do mercado brasileiro, passa a atender de forma mais assertiva todo o ecossistema de distribuição de investimento e oferece flexibilidade para a criação de certificações específicas e modulares.
Soft Skills: relacionamento com clientes, comunicação, autogestão, adaptabilidade, empreendedorismo e comunicação.
Hard Skills: princípios de investimento, planejamento financeiro, matemática financeira, gestão de carteira, entre outros. Compliance, ética, regulamentação e legislação (da sua atuação) e análise do perfil do investidor.
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