Search

Preencha o formulário e baixe a Apostila de CFG ANBIMA da ART

Baixe o PDF e receba acesso ao Grupo de Estudos Exclusivo da ART para quem está estudando CFG

O que você vai estudar?

Nosso conteúdo é atualizado de maneira recorrente, mantendo-se atualizado com os temas que caíram nas últimas provas do CFG.

Refere-se ao uso de técnicas e ferramentas quantitativas na gestão de recursos de terceiros, como estatística, matemática financeira, análise de dados e modelagem quantitativa.

Abrange os princípios básicos da economia, incluindo conceitos de macroeconomia e microeconomia, políticas econômicas, indicadores econômicos e impacto dos eventos econômicos nos mercados financeiros.

Envolve a interpretação e análise de demonstrações financeiras, incluindo balanço patrimonial, demonstração de resultados e fluxo de caixa, para avaliar a saúde financeira e desempenho de uma empresa.

Refere-se às decisões financeiras tomadas por empresas, incluindo análise de investimentos, estrutura de capital, política de dividendos, avaliação de empresas e fusões e aquisições.

Abrange os diferentes tipos de mercados financeiros, incluindo mercado de ações, mercado de renda fixa, mercado de derivativos e mercado de câmbio, bem como os principais instrumentos financeiros negociados nesses mercados.

Refere-se às teorias e conceitos relacionados à formação e gestão de carteiras de investimentos, incluindo a teoria moderna de carteiras de Markowitz e modelos de precificação de ativos como o CAPM (Capital Asset Pricing Model) e o APT (Arbitrage Pricing Theory).

Envolve o estudo do comportamento dos investidores, incluindo suas emoções, vieses cognitivos e influências psicológicas na tomada de decisão financeira, bem como estratégias para mitigar esses comportamentos.

Refere-se ao processo de elaboração, implementação e monitoramento de políticas de investimento para clientes, incluindo a definição de objetivos, perfil de risco, estratégias de alocação de ativos e diretrizes para tomada de decisão.

Envolve a seleção de ativos financeiros e a construção de portfólios diversificados, com base em estratégias de alocação de ativos que buscam otimizar o equilíbrio entre risco e retorno.

Refere-se ao uso de tecnologias financeiras emergentes, como fintechs, blockchain, inteligência artificial, big data e outras inovações, e seu impacto na gestão de recursos de terceiros.

Envolve os princípios éticos e as normas de autorregulação do mercado financeiro, incluindo o Código de Ética ANBIMA, a conduta profissional, o relacionamento com clientes e a conformidade com as regulamentações vigentes.

Refere-se às leis, normas e regulamentações que regem a indústria de gestão de recursos de terceiros no Brasil. Isso inclui a compreensão dos principais marcos regulatórios, órgãos reguladores e suas atribuições, bem como as normas e regras específicas relacionadas à atividade de gestão de recursos de terceiros.