Quer trabalhar no setor financeiro? Descubra que carreiras pode seguir

Cada vez mais, o mercado financeiro atrai profissionais em busca de uma carreira estável e com alto potencial de crescimento. Se, por um lado, as oportunidades desse setor são grandes, por outro, a necessidade de qualificação também é.

Ou seja, para trabalhar no mercado financeiro é necessário correr atrás de diferenciais que destacam o profissional e o colocam numa posição de evidência. A seguir, falaremos sobre as possibilidades de carreira para quem quer trabalhar no mercado financeiro e as certificações indicadas para exercer cada função. Vem com a gente! 

GERENTE DE BANCO

Quando falamos nas carreiras do mercado financeiro, a primeira profissão que vem à mente é a de gerente de banco, não é mesmo? É claro que essa não é a única possibilidade para quem quer trabalhar nesse setor, mas, sem dúvidas, é um cargo muito almejado.

O gerente de banco pode trabalhar em bancos públicos ou privados, fazendo a ponte entre os clientes e a instituição financeira. Para essa função, recomenda-se a certificação CPA-10 ou CPA-20. Na maior parte das vezes, o gerente é um profissional que começou a trabalhar no banco em funções mais básicas e foi crescendo dentro da instituição. 

ESPECIALISTA EM INVESTIMENTOS 

O especialista em investimentos é um profissional habilitado para recomendar produtos de investimentos para clientes que atuam em diversos segmentos. Para isso, deve conhecer o perfil das pessoas que orienta, moldando as recomendações conforme as necessidades específicas de cada cliente. 

O especialista de investimentos também está apto para assessorar gerentes de conta. Para exercer essa função, o profissional deve ter sido aprovado no exame da certificação CEA.

PLANEJADOR FINANCEIRO

Por sua vez, o planejador financeiro atua na organização das finanças dos seus clientes, que podem ser pessoas físicas ou jurídicas. Em resumo, o planejador financeiro pode orientar sobre a construção de uma reserva de emergência, plano de aposentadoria ou outra questão que o cliente tenha necessidade.

Esta é uma das funções mais valorizadas do mercado financeiro, seja pela autonomia com que trabalha ou pela remuneração. Para trabalhar como planejador financeiro o profissional deve ter a certificação CFP®.  

AGENTE AUTÔNOMO DE INVESTIMENTO 

Por sua vez, o agente autônomo de investimento é responsável por prospectar clientes para oferecer produtos alinhados com o perfil de cada investidor. Esse profissional trabalha sem vínculo formal com uma instituição financeira, tendo um contrato específico para a distribuição dos produtos.

Para atuar como agente autônomo de investimento é necessário prestar um exame da Ancord e ser autorizado pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM).

Gostou das possibilidades que o mercado financeiro oferece para quem quer trabalhar e crescer no setor? Lembre-se que para se destacar nessa área é essencial ter uma certificação financeira. Isso o coloca numa posição de evidência, pois atesta que você tem o conhecimento necessário para atuar na função que pretende.

A boa notícia é que estamos aqui para ajudá-lo nessa conquista! Somos especialistas em certificações financeiras e temos orgulho em dizer que aprovamos os nossos alunos em tempo recorde. Clique aqui para conhecer os nossos cursos!

Rafael Toro

Rafael Toro

CEO e sócio fundador da Academia Rafael Toro