Estudando para a CPA-20? Confira os conteúdos que você deve dominar!

Se você trabalha ou quer trabalhar no mercado financeiro, já deve ter ouvido falar sobre a CPA-20, responsável por certificar profissionais que atuam na distribuição de produtos de investimento para clientes dos segmentos varejo alta renda, private, corporate e investidores institucionais em agências bancárias ou em plataformas de atendimento.

É o seu caso? Confira aqui tudo o que você deve dominar para ser aprovado na CPA-20! 

COMO É O EXAME DA CPA-20?

O exame para a certificação CPA-20 é feito em um computador, com data e horário escolhidos pelo candidato. A prova é composta por 60 questões de múltipla escolha, com quatro alternativas, e sua duração máxima é de 2h30. Para ser aprovado, o profissional precisa acertar pelo menos 70% das questões.

QUAIS SÃO OS CONTEÚDOS DA CPA-20? 

Os conteúdos que caem no exame da CPA-20 podem ser divididos em sete seções distintas. Cada uma corresponde a um percentual da prova. São elas:

  1. Sistema Financeiro Nacional e participantes do mercado – de 3 a 6 questões 
  2. Compliance legal, ética e análise do perfil do investidor – de 9 a 15 questões
  3. Princípios básicos da economia e finanças – de 3 a 6 questões 
  4. Instrumentos de renda variável, renda fixa e derivativos – de 10 a 15 questões 
  5. Fundos de investimento – de 10 a 15 questões 
  6. Previdência complementar aberta: PGBL e VGBL – de 3 a 6 questões 
  7. Mensuração e gestão de performance e riscos – de 6 a 12 questões 

Ao saber as quantidades aproximadas de questões sobre cada tema, o estudante pode se preparar de forma estratégica para o exame. Sem dúvidas, as seções dois, quatro e cinco requerem maior atenção na hora dos estudos, já que são os tópicos que predominam a prova.

No entanto, para ter um aproveitamento global, o estudante não pode subestimar seções como a um, três e seis, que representam menor quantidade. Inclusive, conforme material divulgado pela Anbima, o conteúdo sobre Previdência VGBL costuma reunir o maior número de acertos, comprovando que tópicos secundários podem ser cruciais para a aprovação. 

QUANTO TEMPO É NECESSÁRIO SE PREPARAR PARA A CPA-20?

Essa é a dúvida de todos os profissionais que buscam pela certificação CPA-20. Embora o tempo de aprovação dependa de cada caso, sabemos que os alunos que se preparam com Rafael Toro costumam antecipar bastante a aprovação no exame. 

Enquanto o mercado tradicional de certificações estima que a aprovação na CPA-20 precise de alguns meses de estudo, com o método Rafael Toro é possível ser aprovado com 15 dias de imersão. Isso ocorre porque Rafael utiliza uma metodologia específica que permite que o aluno vivencie a prova. 

O curso online destinado ao CPA-20 é composto por 36 horas de aulas e exercícios e possui mais de 500 exercícios comentados. Se você sonha em ter o CPA-20 em pouco tempo e sem abrir mão da sua rotina, conheça o curso online de Rafael Toro. Com ele, você amplia o seu repertório e se qualifica para voar alto na carreira!

Rafael Toro

Rafael Toro

CEO e sócio fundador da Academia Rafael Toro