Se você trabalha no setor financeiro, já deve ter percebido que esse mercado exige cada vez mais qualificação dos seus profissionais. Nesse contexto, uma certificação financeira pode fazer toda a diferença para demonstrar o conhecimento teórico e a capacidade dos profissionais de desempenharem as tarefas em bancos e corretoras e, é claro, de assumirem desafios importantes.
Mas o que, exatamente, essas certificações habilitam? E qual é a certificação ideal para o seu perfil? Falaremos de tudo isso a seguir. Continue lendo e descubra para que servem as certificações CEA, CFG e CFP®.
DIFERENÇAS ENTRE CEA, CFG E CFP®
Antes de mais nada, vamos explicar para que serve cada uma dessas certificações. Podemos dizer que a CEA habilita os profissionais do mercado financeiro a atuarem como especialistas em investimentos, estando aptos para recomendar produtos de investimentos para clientes em muitos segmentos, além de assessorar gerentes de contas.
A CFG, por sua vez, é a certificação recomendada para os profissionais que querem iniciar ou desenvolver a carreira na área de gestão de recursos de terceiros, reunindo um conhecimento técnico do setor.
Finalmente, a CFP®️ capacita o profissional para assumir a atividade de planejador financeiro pessoal e familiar, podendo trabalhar com a gestão direta do patrimônio de clientes com diferentes perfis, orientando sobre o planejamento e a execução de uma série de investimentos.
DIFERENÇA ENTRE ESPECIALISTA EM INVESTIMENTOS E PLANEJADOR FINANCEIRO
Há quem tenha dúvidas se há diferença entre o trabalho do especialista de investimentos e do planejador financeiro pessoal. De fato, pode existir alguma confusão entre as tarefas que as duas categorias profissionais desempenham. Vamos lá:
ESPECIALISTA EM INVESTIMENTOS
O especialista em investimentos está habilitado a recomendar produtos de investimentos para clientes de vários segmentos e a assessorar gerentes de contas. No entanto, este profissional não pode fazer análises e nem recomendar a compra e a venda de ações.
Na prática, o especialista de investimentos atua com a indicação de produtos como CDBs, fundos, renda fixa, tesouro direto e debêntures.
PLANEJADOR FINANCEIRO PESSOAL
Já o planejador financeiro pessoal e familiar está habilitado a orientar clientes com diferentes necessidades, que envolvem desde a organização das finanças até a escolha dos investimentos ideais, sempre considerando o perfil de cada indivíduo.
Esse profissional está habilitado a atender clientes com demandas distintas, como reduzir os gastos, criar uma reserva financeira ou até mesmo organizar as finanças a longo prazo, para, por exemplo, garantir uma aposentadoria tranquila.
O PROFISSIONAL CFG PODE GERIR FUNDOS DE INVESTIMENTO?
Não. A CFG não habilita os aprovados a serem gestores de fundos de investimento. No entanto, se o profissional quiser trabalhar nesta função, terá que conquistar a CFG para, depois, ir em busca de certificações como CGA ou CGE, que têm a CFG como pré-requisito.
Agora que você já entendeu para que servem as certificações CEA, CFG e CFP®, consegue dizer qual é a certificação ideal para as suas metas? Conheça aqui nossos cursos e conte conosco para realizar o seu sonho!