Se você trabalha ou quer trabalhar em bancos ou corretoras, já deve ter pensado em fazer a prova para alguma certificação financeira. De fato, essa é uma excelente estratégia para quem quer se qualificar para assumir novas oportunidades. Mas você sabe qual certificação é a ideal para o seu perfil? A seguir, apresentaremos as principais possibilidades:
CPA-10
A CPA-10 é uma certificação da Anbima direcionada a trabalhadores de instituições financeiras ou trabalhadores e estudantes de autarquias ou órgãos públicos. Ela certifica os profissionais que trabalham com a prospecção e com a venda de produtos de investimento e que têm contato direto com o público.
Na maior parte das vezes, é procurada por pessoas que querem começar uma carreira no mercado financeiro, já que esse é um diferencial interessante na hora de conseguir um estágio ou de ser aprovado num programa de trainee. Confira o que cai na prova:
- Sistema Financeiro Nacional
- Ética, regulamentação e Análise do Perfil do Investidor
- Noções de Economia e Finanças
- Princípios de Investimento
- Fundos de Investimento
- Instrumentos de Renda Fixa e Renda Variável
- Previdência Complementar Aberta: PGBL e VGBL
CPA-20
A CPA-20 também é da Anbima e se direciona ao mesmo público do CPA-10, no entanto certifica profissionais que lidam com a venda de produtos de investimento e com a manutenção de carteiras em segmentos de alta renda, private banking, corporate e investidores institucionais, em agências bancárias ou plataformas de atendimento.
Além disso, os profissionais que têm a CPA-20 também podem desempenhar as atividades de quem tem a CPA-10. Por isso, na dúvida entre as duas, vale mais escolher a segunda. Confira os conteúdos do exame para CPA-20:
- Sistema Financeiro Nacional e Participantes
- Compliance legal, ética e Análise do perfil do investidor
- Princípios Básicos de Economia e Finanças
- Instrumentos de Renda Variável, Derivativos e Renda Fixa
- Fundos de Investimentos
- Previdência Complementar Aberta: PGBL e VGBL
- Mensuração e Gestão de Performance e Risco
CFP®
A CFP®, por sua vez, é uma certificação estrangeira que é representada no Brasil pela Planejar. Trata-se da certificação mais concorrida do país, que atesta que o profissional tem competência para trabalhar com questões realmente complexas do mercado financeiro.
Essa certificação é exigida para assumir os cargos mais altos dos bancos e das corretoras e seu título se compara, inclusive, a de um MBA. Por isso, muitos profissionais que já trabalham em instituições financeiras e que querem crescer na carreira buscam essa certificação. Veja os módulos da prova:
- Planejamento Financeiro e Ética
- Gestão de Ativos e Investimentos
- Planejamento de Aposentadoria
- Gestão de Riscos e Seguros
- Planejamento Fiscal
- Planejamento Sucessório
Se você pensa em ter uma certificação financeira para impulsionar a sua vida profissional, confira os nossos cursos. Trabalhamos com uma metodologia própria que reduz drasticamente o tempo necessário para a aprovação nas principais certificações do país, tornando o estudo muito mais prático, simples e agradável. Isso significa que em poucas semanas você pode estar com sua aprovação em mãos!