Search

Qual o salário de um planejador financeiro em 2022?

Quanto ganha um planejador financeiro com CFP®?
Salários atualizados 2022

O Brasil é o segundo país que mais cresce no número de planejadores financeiros com CFP®. Por isso, esse mercado tem chamado cada vez mais a atenção dos profissionais que querem atuar no setor financeiro.

E uma das principais dúvidas de quem pensa em fazer a transição de carreira ou tirar a certificação CFP® para entrar no mercado é sobre o salário de um planejador financeiro e o futuro da profissão.

Para te ajudar nesse assunto, listamos aqui tudo o que você precisa saber antes de se tornar um planejador. Confira!

O que faz um planejador financeiro?

O trabalho de um planejador financeiro é ajudar seus clientes a reestruturar sua vida financeira, reduzir dívidas, administrar os investimentos, planejar a aposentadoria, ficar em dia com os impostos ou planejar a sucessão financeira.

Quando contratado, esse profissional faz uma análise detalhada de todas as informações financeiras do cliente, como patrimônio, investimentos, dívidas e rendimentos. 

Depois de entender o cenário, ele tem a tarefa de estruturar um plano financeiro, considerando as oportunidades e restrições de cada cliente, para atingir o objetivo, que pode ser quitar uma dívida ou multiplicar o patrimônio, por exemplo.

Para isso, esse profissional precisa ter conhecimentos sólidos sobre:

  • Impostos;
  • Riscos;
  • Gestão financeira e de ativos;
  • Planejamento sucessório;
  • Aposentadoria.

Veja também: Passo-a-passo para se tornar um planejador financeiro

Como é o mercado de planejadores financeiros?

A profissão de planejador financeiro é relativamente recente no Brasil. O mercado começou a ganhar força apenas a partir da década de 90, com o controle da inflação e a expansão do acesso à informação sobre investimentos. 

Conforme a demanda por investimentos além da poupança tradicional cresceu, a profissão também começou a ganhar mais espaço no mercado financeiro e o salário de um planejador financeiro passou a se tornar mais atrativo.

Hoje, existem cerca de 7,9 mil profissionais com a credencial CFP® ativa no Brasil. O número ainda é pequeno comparado ao mercado mundial, o que indica uma boa oportunidade para se destacar no mercado.

Apesar de não ser obrigatório possuir o CFP® para atuar no mercado de trabalho, ele é a maior certificação internacional para qualificar planejadores financeiros. Por isso, é um requisito exigido para quem pretende trabalhar em bancos e corretoras, principalmente nos setores de alta renda e private banking.

Além disso, uma das grandes vantagens de se tornar um planejador financeiro com CFP® é que também é possível atuar de maneira autônoma. Ou seja, você pode montar a sua própria cartela de clientes e atender como prestador de serviços. 

Quanto ganha um planejador financeiro com CFP?

O salário de um planejador financeiro que atua em instituições bancárias no Brasil gira em torno de R$6.500,00. Mas profissionais com certificação CFP® e com mais experiência de mercado podem chegar a receber até R$20.000,00 mensais.

Além de ser um mercado com muitas oportunidades, remunerações altas e diversos benefícios, o planejador financeiro também pode multiplicar essa renda trabalhando de forma autônoma para outros clientes.

Nesse caso, o salário de um planejador financeiro com CFP® pode variar de acordo com o escopo de trabalho e o que foi negociado com o cliente. As formas mais comuns de remuneração do profissional CFP® autônomo são:

  • Remuneração fixa, como uma mensalidade pelo serviço;
  • Comissão por rendimentos;
  • Remuneração fixa + comissão por rendimentos;
  • Percentual do patrimônio do cliente.


O que é preciso para se tornar um planejador financeiro?

O passo mais importante para se tornar um planejador financeiro é obter a certificação CFP® da Associação Brasileira de Planejamento Financeiro (Planejar). Para isso, o profissional precisa:

  • Fazer a inscrição para o exame no site da Planejar;
  • Ser aprovado com 70% de aproveitamento na prova teórica;
  • Entregar o Plano Financeiro Integrado com aprovação no Curso “Como desenvolver um Plano Financeiro”;
  • Ter curso superior completo reconhecido pelo MEC;
  • Comprovar experiência mínima de 5 anos no atendimento a clientes pessoas física;
  • Aderir ao Código de Conduta Ética e Responsabilidade Candidato.

Veja também: Como ser aprovado na prova CFP® da Planejar?

Depois de cumprir todas as etapas, o profissional deve pagar a anuidade da Planejar para receber a certificação e o direito de uso da marca CFP® como registro da sua qualificação profissional.

Na teoria, a certificação CFP® não é obrigatória para exercer a atividade de planejador. Mas, na prática, é um requisito essencial para conquistar os melhores clientes e alcançar os melhores salários para um planejador financeiro.

Seja o próximo planejador financeiro!

O mercado de planejamento financeiro está em plena expansão. Por isso, a hora de construir uma carreira de sucesso nesse setor é agora!

Na academia de finanças Rafael Toro, você pode ir do sonho à aprovação na certificação CFP® em apenas 60 dias! Sem truques, sem segredos. Uma metodologia única que nos tornou a empresa que mais aprova candidatos no exame CFP® em todo o Brasil. 

Conteúdo certo e direto com um único foco: garantir a sua aprovação!
Você sonha em conquistar os melhores salários para um planejador financeiro? Estamos aqui para te ajudar! Conheça o curso CFP® em 60 dias e não adie por mais nem um minuto o seu sucesso profissional!

Quer receber mais
conteúdos da academia?
Entre para a ToroNews

Inscreva-se para receber nossos conteúdos por email e faça parte da Newsletter da ART

Faça o seu cadastro:

Conteúdo relacionado

Explore nosso conteúdo relacionado e aprofunde-se ainda mais nos assuntos que mais importam para você.