Você sabe como conciliar o trabalho e o estudo para certificação? Confira 5 dicas!

A vida de quem estuda para uma certificação financeira não é simples. Afinal, é necessário conciliar o dia de trabalho com as noites e os finais de semana de estudo. A parte boa é que isso é temporário e que, após a aprovação, o profissional terá boas oportunidades de crescimento na carreira, o que fará com que todo o esforço tenha valido a pena. 

Mas enquanto a aprovação não chega, é necessário criar uma rotina para dar conta de tudo. Você sabe como fazer isso? Continue lendo, pois apresentaremos algumas dicas bem importantes para conciliar o trabalho e o estudo. 

1. ORGANIZE OS SEUS HORÁRIOS

À primeira vista, essa dica parece óbvia. Mas acredite, não é. Quem estuda para uma certificação precisa saber quantas horas por dia terá que dedicar ao trabalho e quantas poderá direcionar para os estudos – lembrando ainda que deve contar o tempo das refeições, do banho e do transporte. Sabendo disso, poderá entender exatamente quanto tempo terá para estudar e, assim, organizar as horas de estudo da melhor maneira possível.

2. LEMBRE QUE O DESCANSO FAZ PARTE DA ROTINA

Quem concilia o trabalho com os estudos tende a negligenciar uma coisa super importante para a saúde mental: o descanso. Em hipótese alguma o estudante deve deixar de ter momentos livres para descansar a cabeça – inclusive, isso ajuda a render mais nos estudos. O risco de organizar uma rotina sem contar com o tempo de descanso é que ela não será seguida à risca, causando frustração. 

3. SAIBA O QUE É MAIS IMPORTANTE

Entender o que é prioritário faz com que o profissional evite interrupções desnecessárias e, desta forma, possa manter o foco no que realmente importa. Isso vale para tudo, mas principalmente para os estudos. Ao saber quais conteúdos mais caem na prova, por exemplo, o estudante poderá focar as suas horas de estudo, que são escassas, nesses temas. 

4. CONVERSE COM SEUS SUPERIORES

Quem estuda para uma certificação precisa de fôlego para dar conta de todo o trabalho. Mas, muitas vezes, uma boa conversa com o chefe ajuda a deixar esse processo mais tranquilo, já que ele poderá compartilhar a sua experiência na busca da certificação e, eventualmente, ser mais compreensivo com seu trabalho durante o período do estudo. 

5. CONSIDERE O ENSINO À DISTÂNCIA

Muitas pessoas preferem frequentar aulas presenciais simplesmente porque nunca tiveram uma experiência de ensino à distância. No entanto, as aulas online têm uma série de vantagens, como a facilidade de acessar a aula de qualquer lugar, a flexibilidade de horários e a economia de tempo, já que não é necessário fazer qualquer deslocamento para ir à escola. 

Para quem trabalha e estuda ao mesmo tempo, o ensino à distância se torna ainda mais vantajoso, permitindo, inclusive, que o profissional escolha o curso que mais o atrai, sem sequer precisar estar localizado na mesma cidade ou estado. Se você está se preparando ou quer começar a se preparar para uma certificação financeira, considere essas dicas e lembre-se que o processo de estudo exige foco, mas pode ser leve. 

Rafael Toro

Rafael Toro

CEO e sócio fundador da Academia Rafael Toro