Search

Você conhece os diferentes tipos de Banco?

Os bancos são instituições financeiras que desempenham um papel fundamental na Economia, intermediando o fluxo de recursos entre poupadores e investidores. Hoje, vamos falar sobre os três principais tipos: Bancos Comerciais, Bancos de Investimento e Bancos Múltiplos.


Bancos Comerciais


Os bancos comerciais são as instituições financeiras mais comuns e têm como principal objetivo financiar o comércio, a indústria, as empresas prestadoras de serviços, as pessoas físicas e terceiros em geral. Eles captam recursos dos poupadores, por meio de depósitos à vista e a prazo, e concedem empréstimos a juros.


Os bancos comerciais oferecem uma ampla gama de produtos e serviços financeiros, incluindo:


  • Empréstimos e operações de crédito
  • Aluguel de cofres
  • Cobranças
  • Custódia de valores
  • Emissão de meios de pagamento, como cheque e cartões de crédito
  • Recebimentos de impostos e tarifas públicas
  • Serviços de câmbio
  • Transferências de fundos

Bancos de Investimento


Os bancos de investimento são instituições financeiras especializadas em operações de participação societária de caráter temporário, de financiamento da atividade produtiva para suprimento de capital fixo e de giro e de administração de recursos de terceiros.


Eles também oferecem serviços de assessoria financeira, como:


  • Estruturação de operações de fusão e aquisição
  • Emissão de ações e títulos de dívida
  • Restruturação de empresas

Também concedem empréstimos a empresas e investidores, mas com foco em operações de maiores porte e risco.


Bancos Múltiplos


Os bancos múltiplos são instituições financeiras que realizam as operações ativas, passivas e acessórias das diversas instituições financeiras. Para ser considerado um Banco Múltiplo, a instituição deve possuir pelo menos duas das carteiras mencionadas abaixo, sendo uma delas obrigatoriamente Comercial ou de Investimentos.


As carteiras de um banco múltiplo podem ser:


  • Comercial
  • de Investimentos
  • de Desenvolvimento (exclusiva de bancos públicos)
  • de Crédito Imobiliário
  • de Crédito, Financiamento e Investimento (financeiras)
  • de Arrendamento Mercantil (leasing)

Os bancos múltiplos oferecem uma ampla gama de produtos e serviços financeiros, incluindo todos os produtos e serviços oferecidos por bancos comerciais e bancos de investimento.


Diferenças entre Bancos Comerciais, Bancos de Investimento e Bancos Múltiplos


A principal diferença entre bancos comerciais, bancos de investimento e bancos múltiplos está no foco de suas atividades. Os bancos comerciais são focados no financiamento de atividades comerciais e de consumo, enquanto os bancos de investimento são focados em operações de maior porte e risco, como operações de fusão e aquisição e emissões de títulos de dívida. Os bancos múltiplos são focados em oferecer uma ampla gama de produtos e serviços financeiros.


CaracterísticaBancos ComerciaisBancos de InvestimentoBancos Múltiplos
Foco de atividadesFinanciamento de atividades comerciais e de consumoFusões e aquisições, emissões de título de dívidaOferta de ampla gama de produtos e serviços financeiros
Captação de recursosDepósitos à vista e a prazoDepósitos a prazo e interfinanceiros Depósitos à vista e a prazo, e emissões de títulos de dívida
Concessão de créditoEmpréstimos a empresas e pessoas físicasEmpréstimos de capital fixo ou de giroEmpréstimos a empresas e pessoas físicas, e operações de maior porte e risco
Outros produtos e serviçosAluguel de cofres, cobranças, custódia de valores, emissão de meios de pagamento, recebimentos de impostos e tarifas públicas, serviços de câmbio, transferências de fundosAssessoria financeira, estruturação de operações de fusão e aquisição, emissão de ações e títulos de dívida, reestruturação de empresasAluguel de cofres, cobranças, custódia de valores, emissão de meios de pagamento, recebimentos de impostos e tarifas públicas, serviços de câmbio, transferências de fundos, assessoria financeira, estruturação de operações de fusão e aquisição, emissão de ações e títulos de dívida, reestruturação de empresas, 

Quer receber mais
conteúdos da academia?
Entre para a ToroNews

Inscreva-se para receber nossos conteúdos por email e faça parte da Newsletter da ART

Faça o seu cadastro:

Conteúdo relacionado

Explore nosso conteúdo relacionado e aprofunde-se ainda mais nos assuntos que mais importam para você.