Tem vergonha de falar em público? Confira 4 dicas para destravar

Você já se deu conta de que uma comunicação eficiente influencia diretamente na vida profissional? E isso vale para todas as áreas de trabalho, afinal, através de uma boa comunicação podemos nos apresentar de forma assertiva numa entrevista de emprego, alinhar questões com clientes, conversar com colegas de trabalho para resolver conflitos e dialogar com os superiores. 

Apesar disso, em nenhum momento da nossa vida somos ensinados a nos comunicar, o que faz com que muita gente tenha vergonha ou medo de falar em público. Esse é o seu caso? Então confira quatro dicas para praticar em casa e se sair muito bem na hora de uma reunião ou entrevista!

4 DICAS PARA FALAR EM PÚBLICO SEM VERGONHA

Você não é o único que sente vergonha de falar em público. Aliás, grande parte dos profissionais – das mais variadas áreas – não ficam confortáveis em dialogar com um grande número de pessoas. A questão é que, eventualmente, você precisará passar por isso, e reconhecer a sua insegurança é o melhor que você pode fazer para buscar estratégias eficientes para lidar com a situação. 

Veja aqui quatro dicas para falar em público sem vergonha:

1. ENSAIE NA FRENTE DO ESPELHO

Se você vai fazer uma entrevista de emprego ou apresentar um projeto para algumas pessoas, já tem noção do conteúdo que será abordado. Sabendo disso, prepare a sua fala e dialogue consigo mesmo na frente do espelho. Preste atenção na sua voz, postura e expressões faciais, como o sorriso. Na primeira vez se sentirá completamente travado, mas conforme for treinando, verá que a comunicação ficará mais fluida. 

2. PRESTE ATENÇÃO NA FALA DE OUTRAS PESSOAS 

Você admira algum ator, escritor ou palestrante? Procure uma entrevista desta pessoa no YouTube, assista e veja o que você admira no discurso dela. Depois tente incorporar esses itens na sua fala, lembrando que cada pessoa tem uma maneira distinta de se comunicar e que a autenticidade faz parte. 

3. FALE PARA ALGUÉM 

Depois de já ter treinado na frente do espelho e de já ter buscado referências de comunicadores que o inspiram, que tal falar para a esposa, irmão ou filho? A ideia aqui é se apresentar para alguém com quem você consiga ser natural. Durante a sua fala, faça pausas, olhe nos olhos, faça sinais com a cabeça para saber se foi compreendido… tudo isso o ajudará a quebrar o gelo com os ouvintes no dia da apresentação.

4. ACEITE QUE O IMPROVISO FAZ PARTE

Uma boa fala depende da pronúncia clara das palavras, das pausas e até mesmo do improviso. Por isso, não tenha medo de esquecer uma palavra, gaguejar e conduzir a sua conversa de maneira diferente da que treinou. Aliás, falas decoradas e muito mecânicas se tornam monótonas e fazem com que os ouvintes percam o interesse. 

Tenha sempre em mente que você não é um palestrante profissional: é um profissional que usa a comunicação para dialogar com entrevistadores, colegas, superiores. Por isso, você não precisa dar um show de discurso, precisa apenas passar confiança e ser assertivo. 

Gostou desse conteúdo? Se você quer trabalhar no mercado financeiro, mas ainda não sabe por onde começar, confira essas dicas para dar os primeiros passos no setor. Boa sorte!

Rafael Toro

Rafael Toro

CEO e sócio fundador da Academia Rafael Toro