Você sabia que um mês depois de você ter aprendido um conteúdo novo, o seu cérebro lembrará de apenas 5% dele? Ou seja: se você não fizer nada com a informação adquirida, quase todo o seu esforço inicial será desperdiçado, caindo na trágica curva do esquecimento. 

Por isso, quem se prepara para uma certificação financeira precisa lidar não apenas com o desafio de entender o conteúdo, mas de lembrar dele ao longo das semanas e, é claro, na hora da prova. 

O melhor que pode ser feito para evitar o esquecimento é revisar! A seguir vamos apresentar algumas estratégias para você ter o conteúdo na ponta da língua! Confira: 

ESTRATÉGIAS PARA REVISAR O CONTEÚDO 

Deu pra ver que a revisão tem um papel crucial na aprovação da certificação financeira, né? Mas como conciliar o aprendizado e a revisão do conteúdo com a vida profissional e pessoal? Eis a importância de seguir uma boa metodologia, que prioriza a constância e, inclusive, recomenda o uso dos momentos de ócio a favor do candidato. 

Confira essas estratégias para não esquecer do conteúdo da certificação na hora da prova: 

REVISE UM POUCO TODOS OS DIAS

Regra para a certificação e para a vida: revisar um pouco todos os dias é melhor do que revisar todo conteúdo de uma só vez e depois passar dias sem tocar na matéria. Aliás, o mesmo vale para aprender novos conteúdos. Persistência e constância são aliadas do candidato. 

VARIE AS FORMAS DE ESTUDAR

Sabe aquela ideia de que estudar significa ficar horas sentado na frente dos livros ou do computador? Ela não é verdadeira. Ou, pelo menos, não é verdadeira para nós. Os nossos alunos aprendem de diferentes formas, o que quebra a monotonia e potencializa o rendimento. Aula ao vivo, conteúdo em áudio, simulado, App Quiz Toro, leitura… tudo isso é estudo! 

APROVEITE O TEMPO MORTO 

Podemos dizer que uma pessoa gasta cerca de três horas de um dia em atividades como tomar banho, lavar a louça, passear com o cachorro, correr na esteira e dirigir. Esse tempo morto pode ser usado a favor do candidato. Os áudios, por exemplo, são ferramentas excelentes para prolongar o tempo útil de estudo.

APRENDA PARA O EXAME A PARA A VIDA

O exame da certificação financeira é muito diferente daquela prova de trigonometria da escola cujo único objetivo era garantir a média para passar de ano. O conteúdo da prova da certificação será o mesmo que você vai lidar na sua rotina profissional e, por isso, o foco é aprender para o exame e para a vida.  

DESCUBRA COMO VOCÊ APRENDE MELHOR

Tem gente que fixa o conteúdo quando escreve resumos. Outras pessoas preferem explicar os conceitos para si mesmas ou para uma pessoa próxima. E há ainda aqueles que logo querem exercitar o aprendizado e partem direto para os simulados. Não existe certo ou errado, existe o que funciona melhor para você. 

O que achou desse texto? Agora que você entendeu a importância de revisar o conteúdo, confira essas 3 dicas para fixar a matéria da certificação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.