Quer trabalhar no banco? Conheça os principais cargos 

Nem só de investidores vive o mercado financeiro. Também existem muitas pessoas que sonham em trabalhar em bancos para construir uma carreira sólida, com estabilidade e grandes chances de crescimento profissional.

Se esse é o seu caso, continue lendo. Aqui apresentaremos os principais cargos do setor bancário e explicaremos o que você deve fazer para dar o primeiro passo. Boa leitura!

OS PRINCIPAIS CARGOS DE UM BANCO

Os bancos ficam de portas abertas das 10h às 16h, mas lá dentro o trabalho começa antes e termina bem depois. Não podemos negar que o setor exige bastante qualificação e desempenho de seus funcionários, mas, em contrapartida, também oferece muitas possibilidades de crescimento. Veja aqui os principais cargos de um banco: 

ESTAGIÁRIO

Onde tudo começa. Muitos operadores de caixa, atendentes e até gerentes começaram a trabalhar no banco quando ainda eram estudantes e, com o tempo, foram assumindo novos cargos na instituição.

OPERADOR DE CAIXA

Aqui está outro cargo para iniciantes. Esse profissional é responsável por fazer o atendimento ao público, podendo também ajudar os clientes a manusear os caixas eletrônicos. 

ATENDENTE E AGENTE COMERCIAL 

O primeiro é responsável pelo atendimento e pela captação de clientes para o banco, enquanto o segundo apresenta os produtos do banco para os clientes, orientando sobre a melhor escolha para o seu perfil. 

GERENTE

O gerente de contas lida com as contas bancárias dos clientes, realizando todas as operações vinculadas a essa tarefa. Também há o gerente assistente, que atua como um auxiliar, e o gerente geral, que também é chefe dos demais funcionários da agência.

ESPECIALISTA EM INVESTIMENTOS

O profissional assessora os gerentes de contas em relação aos melhores produtos para cada perfil de cliente.

COMO TRABALHAR NUM BANCO?

O primeiro passo para quem quer trabalhar em um banco é ir em busca de uma certificação financeira. Cargos como estagiário e operador de caixa nem sempre têm a certificação como pré-requisito. No entanto, este título é um diferencial importante para a contratação de um funcionário. 

A certificação inicial é a CPA-10, que é destinada aos profissionais que atuam na prospecção e venda de produtos de investimento diretamente junto ao público investidor, inclusive em agências bancárias ou Plataformas de Atendimento. A seguinte é a CPA-20, voltada aos profissionais que atuam na prospecção, e venda de produtos de investimento e/ou na manutenção de carteira de investimentos de clientes pessoas físicas ou jurídicas, atendidas nos segmentos Varejo Alta Renda, Private Banking, Corporate e Investidores Institucionais. 

COMO É O EXAME DA CPA-10 E DA CPA-20?

O exame da CPA-10 é composto por 50 questões, que devem ser resolvidas em até 2h. O exame da CPA-20, por sua vez, é composto por 60 questões, que devem ser resolvidas em até 2h30. Nas duas provas, o candidato precisa acertar pelo menos 70% das questões para ser aprovado.

Vale lembrar que somos especialistas em certificações financeiras! Temos cursos e materiais específicos para os exames CPA-10 e CPA-20! Conte conosco para iniciar a sua carreira no setor bancário já com a certificação financeira na mão! 

Rafael Toro

Rafael Toro

CEO e sócio fundador da Academia Rafael Toro