Quer crescer na carreira? Conheça as principais certificações financeiras

Não há dúvidas de que uma certificação financeira tem muito peso no currículo de quem quer construir uma carreira no mercado financeiro. Mas com tantas alternativas no mundo das certificações, como escolher a ideal? É disso que falaremos aqui! Se você quer desenvolver uma carreira sólida, continue lendo e conheça as principais certificações financeiras!

A CERTIFICAÇÃO CPA-10

Essa certificação é indicada para quem quer iniciar a carreira em uma instituição financeira, dando embasamento aos profissionais que atuam na distribuição de produtos de investimento em agências bancárias ou plataformas de atendimento. A CPA-10 é destinada a esses três perfis: 

  • Profissionais que trabalham em instituições que seguem o Código de Certificação da Anbima.
  • Profissionais que trabalham em instituições financeiras em geral, mesmo aquelas que não aderiram ao Código.
  • Estudantes e profissionais de autarquias ou órgãos públicos.

A CERTIFICAÇÃO CPA-20

Essa certificação é o segundo passo dos profissionais do mercado financeiro. Ela é indicada para quem trabalha com a distribuição de produtos de investimento para clientes dos segmentos varejo alta renda, private, corporate e investidores institucionais em agências bancárias ou em plataformas de atendimento.

Uma informação importante: ao ser aprovado na CPA-20, o profissional pode exercer as atividades abrangidas pela CPA-10. A CPA-20 é destinada aos mesmos perfis de profissionais que a CPA-10.

A CERTIFICAÇÃO CEA 

Essa certificação, por sua vez, habilita os profissionais do mercado financeiro a atuarem como especialistas em investimentos. Com esse título, podem recomendar produtos de investimentos para clientes em diversos segmentos, além de assessorar gerentes de contas. 

Sem dúvidas, a CEA pode acelerar carreiras no mercado financeiro, pois demonstra que o profissional tem uma base de conhecimento sólida para assumir novos desafios.

A CERTIFICAÇÃO CFG

Já a CFG é indicada para quem quer iniciar ou desenvolver a sua carreira na área de gestão de recursos de terceiros. O profissional com essa certificação tem o conhecimento da base técnica do setor, o que é um diferencial importante para assumir uma série de cargos em empresas de asset management.

Cabe destacar que embora a CFG ateste que o profissional tem conhecimento sólido sobre gestão de fundos de investimento, ele não pode atuar como gestor, precisando conquistar a CGA ou a CGE, que têm como pré-requisito a CFG. 

A CERTIFICAÇÃO CFP®

Por fim, a CFP®️ prepara o profissional para desempenhar a atividade de planejador financeiro pessoal e familiar. Na prática, pode trabalhar com a gestão direta do patrimônio de clientes com diferentes perfis, orientando sobre o planejamento e a execução de uma série de investimentos.

Sem dúvidas, a CFP®️ é um título robusto e muito valorizado no mundo profissional. Os profissionais com essa certificação podem trabalhar vinculados a uma instituição financeira ou de maneira independente. 

COMO SABER QUAL A CERTIFICAÇÃO IDEAL PARA VOCÊ?

Se você quer conquistar uma certificação financeira para desenvolver a sua carreira, deve refletir sobre alguns pontos, como: que posição profissional você ocupa neste momento, onde quer chegar e que destino quer dar à sua carreira. E aqui fica uma dica: temos cursos e materiais para acelerar o seu percurso entre o estudo e a aprovação.

Rafael Toro

Rafael Toro

CEO e sócio fundador da Academia Rafael Toro