Descubra quais são os principais termos do mercado financeiro

Quem não tem familiaridade com o mercado financeiro costuma dizer que o setor tem um vocabulário próprio. O que não deixa de ser verdade! Prova disso é que para prestar os exames para as certificações financeiras, recomenda-se o conhecimento sobre os principais termos. 

Ao conhecê-los, você aumenta as chances de interpretar as questões corretamente e de acertá-las. Por incrível que pareça, saber as principais siglas e termos pode fazer a diferença para a aprovação. A seguir, apresentaremos os principais termos do mercado financeiro. Confira: 

AMORTIZAÇÃO 

Muito se fala sobre amortização na hora de financiar um veículo ou um apartamento. A amortização é o abatimento de uma dívida de forma gradual, que ocorre na maior parte das vezes a partir de pagamentos periódicos com a incidência de juros.

ANÁLISE DE CRÉDITO

A análise de crédito é um procedimento conduzido pelo banco ou pela instituição financeira para compreender se a pessoa que está solicitando o empréstimo cumpre as exigências para tal. Da mesma forma, é determinado o valor máximo que pode ser oferecido para ela.

CAPITAL DE GIRO

O capital de giro é a soma de dinheiro que uma empresa reúne para dar conta das suas principais tarefas, como compra de produtos, manutenção de estoque, gastos administrativos. Todas as empresas precisam contar com capital de giro.

CORREÇÃO MONETÁRIA

A correção monetária nada mais é do que uma atualização periódica dos valores vigentes conforme a inflação passada. A ideia deste conceito é oferecer uma compensação para a perda do poder aquisitivo causada pela inflação. 

ÍNDICE DE RETORNO

O índice de retorno é a relação existente entre o retorno conquistado por uma empresa e os valores que foram investidos para isso. A partir desse número é possível fazer comparações com outros parâmetros e avaliar a ampliação de investimentos. 

LINHA DE CRÉDITO

A linha de crédito de uma instituição financeira nada mais é do que as modalidades de financiamento com as quais ela trabalha. Ao mesmo tempo, sob a ótica do cliente, a linha de crédito é a modalidade e o valor que ele tem a disposição para empréstimo na sua instituição financeira. 

SAZONALIDADE

No setor financeiro, a sazonalidade é a variação de vendas de determinado produto ou serviço conforme as estações do ano, por motivos que envolvem questões climáticas, culturais, sociais, etc. Conhecer esse fator é importante para considerar as especificidades dos período do ano na hora de planejar o negócio.

TAXA BÁSICA DE JUROS

A taxa básica de juros é o valor fixado pelo banco a cada ano e serve como parâmetro para calcular as condições e modalidades oferecidos por essa instituição. No caso de a taxa básica ser estabelecida pelo Banco Central, será nomeada de taxa básica da economia, que nada mais é do que a Taxa Selic.

Esses são apenas alguns termos importantes para o setor financeiro. Conhecê-los ajuda a compreender e a se familiarizar com o panorama do setor, sobretudo para quem busca uma certificação financeira para crescer na área. 

Rafael Toro

Rafael Toro

CEO e Sócio fundador da Academia Rafael Toro