Cada vez mais, os profissionais do setor financeiro falam sobre certificações como CPA-10, CPA-20, CEA e CFP®. No entanto, quem planeja começar uma carreira profissional neste momento pode ficar perdido diante desses temas, sem entender qual é a importância de ter uma certificação financeira. 

Esse ponto é muito importante e merece ser aprofundado. Sabendo disso, apresentaremos os principais motivos que tornam as certificações financeiras tão importantes para quem quer iniciar uma carreira em bancos ou instituições financeiras e crescer no setor. Confira! 

AS CERTIFICAÇÕES FUNCIONAM COMO UM SELO DE QUALIFICAÇÃO

Antes de mais nada, é importante saber que as certificações financeiras funcionam como um selo de qualificação profissional, da mesma maneira como o título da OAB qualifica os profissionais da área do Direito a atuarem como advogados. Ou seja, para ocupar determinados cargos financeiros, os profissionais precisam ter certificações que os capacitem a desempenhar as tarefas relacionadas. 

A razão disso é simples: para conquistar determinada certificação, o profissional do setor financeiro deve ter conhecimento aprofundado sobre a área em que atua. O título da certificação demonstra que este profissional está apto para colocar em prática tudo aquilo que estudou para ser aprovado e que, obrigatoriamente, acertou mais de 70% na prova. 

AS CERTIFICAÇÕES SÃO ESSENCIAIS PARA CRESCER NA CARREIRA 

Os bancos e as instituições financeiras determinam que somente profissionais certificados podem ocupar determinados cargos. Mas você sabe por que? A explicação é lógica: os funcionários certificados dominam o conteúdo com o qual trabalham, estão atualizados e demonstram ter mais domínio e confiança sobre as tarefas que desempenham. 

Apesar de todos esses pontos positivos, os números de pessoas certificadas ainda é baixo: apenas 4.800 pessoas têm o CFP® em todo o Brasil. E esse é mais um motivo para ir em busca da certificação, já que ela coloca o profissional em uma posição de destaque, com mais chances de ocupar cargos elevados e de alcançar uma remuneração financeira acima da média.

AS CERTIFICAÇÕES SÃO UMA PROVA DE RESISTÊNCIA

Sem dúvidas, o conhecimento que um profissional certificado tem é um diferencial importante para o setor. Mas, além disso, a certificação carrega outro ponto que deve ser considerado: os profissionais que a conquistaram são disciplinados, determinados e resilientes, já que precisaram se adaptar a condições adversas para conquistar o título em questão.

Afinal, grande parte dos funcionários de bancos e de outros órgãos financeiros tiveram que conciliar a rotina de trabalho com a de estudos, reduzindo as horas de lazer e de convivência com a família e com os amigos. Além disso, precisaram lidar com sentimentos como cansaço e ansiedade para, assim, desenvolver a resiliência. 

Por si só, isso demonstra que os profissionais certificados têm capacidade para transitar por um setor que, entre muitas coisas, exige o uso da razão e que necessita de controle emocional. Se você quer começar a trabalhar no mercado financeiro, não tenha dúvidas sobre a necessidade de conquistar uma certificação. 

Com ela, você estará apto a crescer no mercado financeiro e poderá ampliar muito o seu conhecimento para desempenhar as funções de forma embasada, assertiva e com profissionalismo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.