O que um planejador financeiro faz? Descubra aqui!

Que o CFP® é uma das certificações financeiras mais desejadas do país, isso muita gente sabe. Mas será que todo mundo conhece as funções que um planejador financeiro desempenha? A seguir, descubra o que um planejador financeiro faz e veja se essa profissão é para você! 

O que um planejador financeiro faz?

Os Planejadores Financeiros CFP® são profissionais responsáveis por auxiliar as pessoas a alcançarem metas financeiras a partir de um gerenciamento adequado do dinheiro. Um planejador financeiro pessoal pode auxiliar pessoas em diversas situações financeiras e com diferentes graus de conhecimento sobre finanças. 

Veja algumas situações em que o serviço do planejador pode contribuir:

  • Criar uma reserva de emergência
  • Pagar dívidas
  • Fazer um plano para a aposentadoria
  • Conquistar objetivos a curto, médio e longo prazo

Como é a carreira de um planejador financeiro?

A carreira de planejador financeiro é recente no Brasil. Conforme a Planejar, os profissionais CFP® atuam em diversas áreas, desde empresas de planejamento financeiro, de consultoria de investimento, multi family offices, bancos e demais instituições financeiras, estando aptos a prestar serviço completo de planejamento financeiro pessoal, especializados em determinadas áreas ou trabalhando com específicos tipos de clientes.

Como um planejador financeiro trabalha?

Para considerar os aspectos da situação financeira dos clientes e criar um plano estratégico, o Planejador Financeiro CFP® deve seguir o Processo de Planejamento Financeiro do FPSB, composto por seis etapas: 

1. Estabelecer e definir o relacionamento com o cliente 

O planejador financeiro deve informar o cliente sobre os serviços que oferece e apresentar o escopo do trabalho antes que qualquer planejamento financeiro seja elaborado. Esse documento deve incluir detalhes sobre as responsabilidades de cada parte, termos do trabalho e possíveis conflitos de interesse.  

2. Coletar as informações do cliente 

Nesta etapa, o profissional e o cliente alinham os objetivos, necessidades e prioridades pessoais e financeiras do cliente. Após isso, o planejador coleta informações e documentos quantitativos e qualitativos sobre o cliente que sejam relevantes para o desenvolvimento do trabalho.

3. Analisar e avaliar a situação financeira do cliente 

O planejador financeiro analisa os dados do cliente para compreender a situação financeira. Além disso, avalia os pontos fortes e fracos e os compara aos objetivos, necessidades e prioridades apontados pelo cliente.

4. Desenvolver as recomendações de planejamento financeiro 

O planejador financeiro considera uma ou mais estratégias relevantes que possam atender razoavelmente aos objetivos, necessidades e prioridades do cliente, apresentando as recomendações de planejamento financeiro e a justificativa de suporte.

5. Implementar as recomendações de planejamento financeiro 

O planejador e o cliente concordam com responsabilidades de implementação condizentes com o escopo do trabalho. Assim, o profissional identifica e apresenta produtos e serviços apropriados, consistentes com as recomendações de planejamento financeiro aceitas pelo cliente.

6. Revisar a situação do cliente 

O planejador e o cliente definem e concordam com os termos para revisar e reavaliar a situação, incluindo metas, perfil de risco, estilo de vida e outras mudanças relevantes. Durante a revisão, avaliam o progresso dos objetivos versus as recomendações de planejamento financeiro, determinando se as recomendações ainda são apropriadas.

Rafael Toro

Rafael Toro

CEO e Sócio fundador da Academia Rafael Toro