Você já ouviu falar no Certificado Nacional do Profissional de Investimento? A certificação CNPI, concedida pela Associação dos Analistas e Profissionais de Investimentos do Mercado de Capitais (Apimec) é destinada aos profissionais do Mercado Financeiro que desejam trabalhar com análise e recomendações de Investimentos. Ela é composta por três níveis: Brasileiro, Global e Técnico.
Como se dividem os níveis da Certificação?
Nível Brasileiro: Este nível avalia os conhecimentos do profissional sobre o Mercado Financeiro brasileiro, incluindo aspectos:
- Regulatórios
- Fiscais
- Macroeconômicos
É necessário ter concluído o Ensino Superior para se candidatar a prova. Ela é pré-requisito para a obtenção dos outros dois níveis do CNPI:
Nível Global: Nesta prova, são avaliados os conhecimentos do profissional sobre os Mercados Financeiros internacionais, incluindo avaliações de:
- Ações
- Obrigações
- Fundos Imobiliários
- Derivativos
Além disso, o candidato também terá que responder questões sobre Análise Financeira, Gestão de Portfólio e Ética. É necessário ter sido aprovado do conteúdo Brasileiro para obter o certificado de nível Global.
Nível Técnico: O nível técnico é destinado aos profissionais com amplos conhecimentos em análise técnica de ativos financeiros. É necessário ter sido aprovado na prova de conteúdo Brasileiro.
Diferenciais da Certificação CNPI
O conteúdo dos exames da certificação CNPI é um grande diferencial para profissionais que atuam ou desejam atuar com:
- Administração de Recursos
- Análise de Valores Mobiliários
- Assessoria de Investimentos
- Investment Banking
- Finanças Corporativas
Além disso, para quem trabalha na área Comercial, atendendo Pessoas Físicas, os conteúdos abordados na certificação CNPI permitirão abordar os clientes com mais propriedade sobre investimentos.
Para Gerentes de Pessoas Jurídicas então, o conhecimento permite enriquecer ainda mais seu portfólio, com amplo conhecimento para auxiliar na resolução dos desafios envolvidos no dia a dia dos empreendedores.
Como é o mercado de trabalho para quem tem CNPI?
O mercado de trabalho para profissionais com a certificação CNPI é amplo. Confira alguns dos locais onde trabalhar:
- Bancos
- Corretoras
- Gestoras de Recursos
- Instituições Financeiras e de Ensino
Ter a certificação CNPI pode aumentar a credibilidade do profissional e ampliar suas oportunidades de carreira. Além disso, a certificação é atualizada regularmente para refletir as mudanças no mercado financeiro, garantindo que os profissionais mantenham seus conhecimentos atualizados.
Sendo assim o profissional estará habilitado para atuar como:
- Administração de Recursos
- Consultoria
- Análise e Pesquisa Financeira
- Investment Banking
- Finanças Corporativas
- Administração de Riquezas
- Relações com Investidores
- Vendas e Operações nos Mercados Financeiros e de Capitais.