Quem está atento ao mercado financeiro já deve conhecer o termo ASG, que se refere às empresas com iniciativas ambientais, sociais e de governança corporativa. A sigla é muito considerada por investidores que priorizam a sustentabilidade na hora de escolher onde vão direcionar o seu capital. 

Você já ouviu falar em investimentos ASG? A seguir vamos falar tudo sobre esse tipo de investimento. Confira!

O QUE SIGNIFICA ASG?

Antes de falarmos sobre os investimentos ASG, vamos explicar cada um dos termos da sigla. Desta maneira, será mais fácil compreender como esse tipo de investimento foca na sustentabilidade. Veja aqui:

AMBIENTAL

São considerados investimentos ASG aqueles cujos emissores demonstram atenção a questões como aquecimento global, redução de emissão de gases e aproveitamento responsável dos recursos naturais. 

SOCIAL

A questão social também é relevante para um investimento ser classificado como ASG. O termo social abrange ações para proporcionar equidade no ambiente de trabalho, qualidade de vida aos funcionários e amparo para a comunidade em geral.

GOVERNANÇA

Por fim, a governança da sigla ASG se refere à transparência da empresa em relação aos procedimentos internos, gestão de contas e práticas anti-fraude, o que pode ser apresentado por meio de auditorias e conselhos independentes.

CONHEÇA OS INVESTIMENTOS ASG 

Agora que você já entendeu o que a sigla ASG significa, vamos falar sobre os investimentos ASG, compostos tanto por alternativas de renda fixa quanto de renda variável. Confira aqui:  

AÇÕES

Como é de se esperar, o mercado de ações tem boas oportunidades para os investidores que valorizam a sustentabilidade. Para isso, basta procurar empresas com práticas sustentáveis na Bolsa de Valores. 

FUNDOS DE INVESTIMENTOS

Os Fundos de Investimentos são outra alternativa dentro da renda variável. Assim como no mercado de ações, é necessário realizar uma pesquisa prévia para encontrar fundos de empresas com valores baseados na sustentabilidade.

DEBÊNTURES

Aqui está uma alternativa de renda fixa para investimentos focados no ambiental, social e governança. É possível priorizar os títulos de empresas com práticas sustentáveis, apoiando negócios alinhados com os seus valores.

GREEN BONDS

Por fim, os green bonds estão diretamente relacionados aos investimentos sustentáveis. Esses títulos de renda fixa servem exatamente para que as empresas possam reunir recursos para o financiamento de projetos responsáveis. 

A DIVERSIFICAÇÃO É O CAMINHO

Sempre é bom lembrar que, em nome da segurança, os investimentos devem ser diversificados. Afinal, sabemos que a saúde financeira depende bastante da diversidade de investimentos, o que reduz os riscos e potencializa a capacidade de rendimento a curto, médio e longo prazo.

É claro que você pode e deve investir em empresas com responsabilidade social, mas em nome do seu equilíbrio financeiro precisa focar em investimentos diferentes, sempre de acordo com o seu perfil do investidor. E falando em perfil do investidor, você sabe se o seu comportamento financeiro é mais conservador, moderado ou agressivo? Nesse texto explicamos cada um dos perfis e apresentamos os melhores investimentos para cada tipo de comportamento! Vale a pena ler!