Foi reprovado numa certificação financeira? 5 dicas para manter a cabeça erguida

Pense na seguinte situação: você sonhou por meses com uma certificação financeira, estudou noites adentro, abriu mão vida social e dos hobbys, até já se imaginava contando para os gestores sobre a aprovação… e no final foi reprovado.

Infelizmente, essa cena acontece com muita gente – e haja jogo de cintura para lidar com a frustração de adiar os planos e tentar mais uma vez. Mas calma que também não é o fim do mundo. Se você foi reprovado numa certificação financeira, confira essas dicas para manter a cabeça erguida e seguir na luta!

1. SÓ REPROVA QUEM TENTA 

Seria clichê se não fosse verdade. A única maneira de garantir que você nunca será reprovado numa prova é não tentando. É claro que é chato ter que estudar novamente e aguardar mais um tempo para conquistar a tão sonhada certificação financeira, mas você já deu o primeiro passo… e tem condições de seguir em frente.

2. É NORMAL FICAR TRISTE

Não queremos que você desista de ir em busca da sua certificação financeira, mas sabemos que é normal ficar triste e até um pouco desiludido com a reprovação. Nossa dica é: viva esse desânimo, coloque o sentimento pra fora e se renove para voltar a estudar com tudo. Não deixe que esse primeiro não seja o fim da sua batalha rumo à certificação. 

3. VOCÊ ESTÁ MAIS PERTO DO QUE NUNCA

Você já parou para pensar que está mais perto do que nunca de conquistar a certificação financeira que tanto planeja? Não é porque você foi reprovado que ela está longe das suas mãos… afinal, o conteúdo que você aprendeu não se perde. É só uma questão de tempo para você poder comemorar a aprovação.

4. BUSQUE OUTRA METODOLOGIA

Talvez esteja na hora de você ir em busca de outra forma de estudar para a certificação. Uma metodologia de estudo adequada pode fazer a diferença na vida dos alunos. Aqui na Academia de Finanças Rafael Toro desenvolvemos uma metodologia exclusiva de aprendizado em tempo recorde, que, entre outras coisas, aproveita os momentos ociosos da rotina dos alunos para que ouçam áudio e fixem conteúdos que aparecem nos exames.

5. ENCONTRE EXEMPLOS POSITIVOS

Procure pela motivação que falta para você ser aprovado no exame de certificação financeira. Ouça a história do seu gestor no banco, veja o depoimento de alunos que estudaram por anos e que quando trocaram de metodologia, finalmente foram aprovados e se muna de exemplos que façam a diferença na sua vontade de vencer. 

Sempre lembre que se preparar para uma certificação financeira não significa abrir mão de tudo que faz bem para você. É possível conciliar o aprendizado com o trabalho, com momentos em família e até com um hobby. Mas é claro que tudo isso depende de foco e planejamento. 

E aqui fica a dica: conte conosco para conquistar a sua certificação em menos tempo. Nossos cursos e materiais focam naquilo que você realmente precisa saber para ser aprovado. 

Rafael Toro

Rafael Toro

CEO e sócio fundador da Academia Rafael Toro