Escolher uma certificação financeira não é uma decisão fácil. Em primeiro lugar, porque exige conhecimento sobre as diferentes possibilidades e compreensão sobre os objetivos profissionais de quem busca por este reconhecimento. Mas, além disso, porque envolve muita dedicação e horas de estudos.

Por esta razão, antes de começar a se preparar para os exames, é necessário ter certeza de que a certificação escolhida é a ideal para sua carreira. Nesse contexto, o CFP® é a certificação mais promissora e que oferece maiores chances de crescimento no setor dos bancos e das corretoras. 

Se você tem dúvidas sobre esta certificação financeira, fique atento: aqui apresentaremos as principais perguntas e respostas sobre a CFP®. Boa leitura!

O QUE É A CERTIFICAÇÃO CFP®?

A sigla CFP® se refere a Certified Financial Planner. Trata-se de uma certificação criada nos Estados Unidos e adotada pelo Brasil como uma espécie de selo de qualidade para os profissionais que atuam no setor financeiro. 

QUAL É A INSTITUIÇÃO RESPONSÁVEL PELO CFP®?

A entidade brasileira certificadora é a Planejar (Associação Brasileira de Planejadores Financeiros), que tem vínculo com a instituição americana responsável pela criação do exame. 

QUAIS SÃO AS VANTAGENS DE TER A CERTIFICAÇÃO CFP®?

O CFP® é uma certificação internacional mais valorizada no setor financeiro. Ela atesta que o profissional tem todos conhecimentos necessários para desempenhar as tarefas em bancos e corretoras com possibilidades de crescer na carreira de forma sólida. 

COMO É O EXAME DO CFP®?

O exame do CFP® abrange seis tópicos. Cada um representa um percentual da prova e tem um tempo específico. Veja aqui: 

  • Planejamento Financeiro e Ética - de 38% a 46% das questões, com 2h40 de prova
  • Gestão de Investimentos - de 15% a 19% das questões, com 1h20 de prova
  • Planejamento da Aposentadoria - de 9% a 13% das questões, com 55 min de prova
  • Gestão de Riscos e Seguros - de 9% a 13% das questões, com 45 min de prova
  • Planejamento Fiscal - de 8% a 12% das questões, com 45 min de prova
  • Planejamento Sucessório - de 7% a 11% das questões, com 40 min de prova

QUANTOS ACERTOS SÃO NECESSÁRIOS PARA A APROVAÇÃO?

O candidato terá que acertar pelo menos 70% de cada módulo, tendo que repetir as provas caso acerte menos que isso. A aprovação em cada categoria vale por 24 meses. 

QUANDO É POSSÍVEL FAZER O EXAME DO CFP®?

O Exame para o CFP® é realizado, geralmente, três vezes por ano, em abril, agosto e dezembro. No entanto, em cenários específicos essas datas podem variar: o primeiro exame do ano de 2020, por exemplo, foi cancelado devido à pandemia. 

QUAIS SÃO OS REQUISITOS PARA A CERTIFICAÇÃO?

Engana-se quem pensa que a aprovação no exame do CFP® é o único requisito para a certificação. Além dele, é necessário ter curso superior, comprovar a experiência profissional no atendimento com cliente e aderir ao Código de Conduta Ética e Responsabilidade Profissional.

Se você tem interesse no CFP®, assista esse vídeo e descubra mais detalhes sobre a certificação. Vale a pena!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.