Search

Conhecendo um pouco sobre a Análise Fundamentalista

Análise Fundamentalista

A Análise Fundamentalista teve uma grande influência com a popularização do mercado de ações no Brasil, que teve um “boom” de acionistas a partir de 2018 (saindo de 700 mil naquele ano e chegando a 5 milhões em dezembro de 2022, segundo dados da B3), é comum encontrarmos pessoas que optam por comprar ações muitas vezes baseadas no “efeito manada” ou na indicação de influenciadores digitais pelas redes sociais. Não é raro encontrarmos vídeos com a “ação do momento”, ou aquele ativo que irá bombar no ano, e muitos investidores colocam sua decisão de investimento nas mãos daqueles que muitas vezes possuem algum conflito de interesse com a aquisição desse ativo.

Outros investidores seguem um caminho contrário e buscam se aprofundar no ativo em que pretendem investir, uma vez que, ao comprar ações, tornam-se sócios de uma empresa. Conscientes da importância de alocar seus recursos em empresas sólidas, com potencial de crescimento e futuro promissor, esses investidores buscam conhecer mais profundamente as companhias. E uma das formas de fazer isso é através da Análise Fundamentalista.

Qual o principal objetivo?

Essa análise tem como objetivo tentar determinar o preço justo a ser pago por uma empresa. Se desejamos uma empresa com potencial de valorização no futuro ou outra que tenha potencial para pagamento de dividendos constantes, é a partir dessa análise que iniciamos os estudos para a tomada de decisão. Falar dos “fundamentos” de uma empresa é como buscar em seu DNA os números que compõem seus indicadores, sejam eles o faturamento anual, as despesas e custos incorridos, passando pelo lucro que a operação da empresa é capaz de entregar em um exercício, até chegar no lucro líquido que será entregue aos acionistas, seja através dos dividendos distribuídos ou do reinvestimento desse lucro na própria companhia, proporcionando crescimento.

Dentro dessa análise, também incorporamos as projeções macroeconômicas, uma vez que fatores como taxa de juros e inflação podem afetar diretamente o caixa de uma empresa. Quando falamos de uma varejista, é importante levar em consideração as taxas de juros, que impactam diretamente no custo do capital obtido para a aquisição de estoques, diminuindo assim suas margens e, consequentemente, reduzindo seu lucro (isso quando não ocorre um prejuízo no exercício).

Nesse contexto, a análise fundamentalista também auxilia na análise dos retornos possíveis ao investir em uma empresa, fazendo projeções de resultados futuros com base em seus números atuais, trazendo esses valores para o momento presente através de uma taxa de desconto, o que chamamos de fluxo de caixa descontado. Esse método de análise tem como premissas as projeções futuras e a determinação de uma taxa de desconto para se chegar a uma estimativa do valor da empresa.

Outra abordagem pode ser feita através dos múltiplos. Os múltiplos fundamentalistas, isoladamente, não têm muita utilidade para um investidor tomar sua decisão de compra ou não de uma ação. A ideia é utilizar os múltiplos para comparar empresas do mesmo setor, e entre os que se destacam, podemos citar o P/VPA (relação entre o preço da ação e o valor patrimonial da empresa), P/L (uma espécie de payback, que é o tempo em que uma ação leva para “se pagar” através do lucro gerado em cada exercício) e também o EV/EBITDA, que mostra a relação entre o valor da empresa e sua capacidade de geração de caixa através de sua atividade operacional.

Em síntese, a Análise Fundamentalista emerge como uma ferramenta essencial para investidores que buscam uma compreensão aprofundada do mercado de ações. Ao ir além das oscilações superficiais e considerar os fundamentos das empresas, essa abordagem permite uma avaliação mais informada e estratégica das oportunidades de investimento. Compreender a influência de fatores macroeconômicos e utilizar métricas como fluxo de caixa descontado e múltiplos fundamentalistas capacita os investidores a tomar decisões embasadas, transcendendo a volatilidade momentânea. A harmonia entre a Análise Fundamentalista e outras metodologias pode resultar em uma abordagem mais completa e robusta, guiando investidores rumo a escolhas conscientes e perspicazes no complexo cenário do mercado financeiro.

Gostou? Acompanhe mais sobre o mercado financeiro em nosso canal do Youtube!

Até mais!

Quer receber mais
conteúdos da academia?
Entre para a ToroNews

Inscreva-se para receber nossos conteúdos por email e faça parte da Newsletter da ART

Faça o seu cadastro:

Conteúdo relacionado

Explore nosso conteúdo relacionado e aprofunde-se ainda mais nos assuntos que mais importam para você.