Você sabia que mais de 3,4 milhões de golpes financeiros foram bloqueados entre janeiro e outubro de 2021? Os dados divulgados pela empresa de segurança digital PSafe mostram a importância de estar alerta para não cair em fraudes.

Infelizmente, muitos desses golpes são criativos e muito bem conduzidos, driblando até mesmo as pessoas mais desconfiadas. Você sabe como se proteger de golpes financeiros? A seguir, apresentaremos algumas dicas práticas para você se prevenir!

COMO SE PROTEGER DE GOLPES FINANCEIROS?

Quer saber como se proteger de golpes financeiros? A resposta é: desconfiando até da própria sombra. Parece exagero, mas a cada dia que passa os golpistas estão mais profissionais, conseguindo enrolar até os mais céticos. Mas é claro que é possível adotar algumas posturas para minimizar o risco de cair em golpes. Confira: 

DESCONFIE DE PROMESSAS DE LUCRO FÁCIL

Só pai e mãe dão dinheiro sem pedir nada em troca… e olhe lá! Sabendo disso, desconfie de absolutamente qualquer promessa de lucro fácil. Isso vale para e-mails que você recebe com proposta de ganho muito maior do que o oferecido pelas instituições financeiras tradicionais, para colegas de trabalho ou de academia que têm a fórmula mágica para ganhar dinheiro e para ligações telefônicas falando em nome do seu banco. 

NÃO SEJA IMPULSIVO

Os golpistas profissionais são especialistas em tocar em pontos que nos são frágeis. Para isso, adotam um discurso eficiente e que faz uso do senso de oportunidade, dando pouco (ou nenhum) tempo de reflexão. O famoso “é pegar ou largar”. Nesse discurso, mostram que se trata de uma oportunidade única para ganhar um valor que pode resolver a vida financeira, despertando a impulsividade na tomada de decisões. 

VERIFIQUE AS INFORMAÇÕES

Recebeu uma ligação do seu banco pedindo para confirmar os dados, uma mensagem do seu pai solicitando um dinheiro emprestado ou um e-mail de uma instituição financeira com uma proposta de investimento imperdível? Não faça absolutamente nada antes de confirmar que essas informações foram enviadas pelo destinatário verdadeiro. 

DICAS PARA NÃO CAIR EM GOLPES FINANCEIROS

Além dos pontos que falamos acima, existem ações práticas que você pode (e deve) adotar no dia a dia para não cair em fraudes. Afinal, o golpe financeiro acontece quando estamos desprevenidos, né? Confira aqui: 

  • Não forneça ou atualize dados pessoais por telefone; 
  • Nunca informe o número de segurança do seu cartão de crédito para terceiros; 
  • Não aceite ajuda de estranhos em caixas eletrônicos; 
  • Não abra links desconhecidos via WhatsApp, SMS, e-mail ou Instagram; 
  • Se receber mensagem de amigo ou familiar pedindo dinheiro, confirme a identidade por outro canal de comunicação antes de ajudar. 

CAIU EM UM GOLPE FINANCEIRO? VEJA O QUE FAZER

Você sabe o que deve fazer se for vítima de um golpe financeiro? Em primeiro lugar, deve ir até uma delegacia registrar um boletim de ocorrência, o que também pode ser feito online pelo site da Polícia Civil estadual. Além disso, pode tomar medidas específicas de acordo com o golpe em que caiu. 

Quando é um golpe via WhatsApp, o ideal é comunicar o aplicativo através do e-mail suporte@whatsapp.com. Se o golpe for em nome de uma instituição bancária, convém alertar o setor responsável sobre a prática. Por fim, é sempre bom ponderar que embora ganhar dinheiro de forma fácil seja uma proposta sedutora, a melhor maneira de garantir o pé de meia é a partir de investimentos sérios e consistentes. Para saber mais sobre isso, descubra como escolher o Fundo de Investimentos ideal.