Como organizar os estudos para uma certificação financeira? Veja 5 dicas!

Quem se prepara para um exame de certificação financeira precisa ter muito jogo de cintura para conciliar a rotina de trabalho com as aulas e os exercícios para a prova. A maior parte das pessoas que se dedica aos estudos o faz da própria casa, mas nem sempre tem um espaço específico para isso.

Além disso, muitos estudantes moram junto com outras pessoas e estão inseridos em uma rotina com cônjuge e filhos. Sabendo disso, reunimos 5 dicas para você organizar os seus estudos para a certificação financeira da melhor forma possível. Se esse tema te interessa, continue lendo!  

1) FAÇA COMBINAÇÕES COM QUEM MORA COM VOCÊ

Antes de mais nada, é fundamental conversar com quem mora com você e explicar que você está começando uma rotina de estudos que precisa de foco e dedicação. A partir desse diálogo, você poderá contar com a colaboração e com a compreensão das pessoas do seu círculo de apoio, que poderão fazer silêncio e evitar interrupções desnecessárias.  

2) ORGANIZE O ESPAÇO ANTES DE COMEÇAR A ESTUDAR

Muitas pessoas que estudam para uma certificação não têm um escritório em casa onde podem usar todo o espaço para o estudo. O mais comum é estudar da mesa das refeições e, para isso, é fundamental organizar o espaço antes de começar a estudar. Recolha tudo aquilo que não tem a ver com os seus estudos e crie um ambiente próprio para o momento. 

3) ESTUDE EM UM AMBIENTE ILUMINADO

A luz natural colabora muito para o nosso bem-estar. Mas é claro que nem sempre dá para contar com ela, seja pela orientação solar do apartamento ou pelos horários dedicados aos estudos, que muitas vezes ocorrem à noite. Por isso, tenha um abajur perto da sua mesa de estudos. Essa luz fará com que você se sinta mais desperto e disposto para os estudos. 

4) EVITE ESTUDAR EM LOCAIS COM BARULHO

A maioria das pessoas não tolera estudar em locais com barulho, mas muitas vezes não tem outra alternativa. E aqui não falamos apenas do barulho de pessoas que moram com você, mas também do ruído de obras e de carros. Nesse caso, colocar uma música instrumental pode ajudar a reduzir os sons desnecessários. 

5) FAÇA INTERVALOS

Cada pessoa funciona de uma maneira. Algumas gostam de estudar muitas horas seguidas, enquanto outras precisam parar de tempos em tempos para pegar fôlego e seguir os estudos. Independente do que funciona para você, organize-se para fazer intervalos quando sentir que o estudo não está fluindo como gostaria.

Quando isso acontecer, levante-se, pegue um ar, faça um lanche ou tome um banho. Muitas vezes, um descanso curto, de 15 minutos, já é o suficiente para a cabeça descansar e recuperar as forças para mais um tempo de estudo. 

E aqui vai uma dica extra: lembre-se que nada é para sempre. O período de preparação para a tão sonhada certificação financeira é temporário e logo você terá o seu título em mãos. Sabendo disso, dentro do possível, evite deixar o emocional interferir. Bons estudos e boa sorte!

Rafael Toro

Rafael Toro

CEO e sócio fundador da Academia Rafael Toro