A rotina de quem se prepara para uma certificação financeira não costuma ser simples: durante o período de estudos, é necessário conciliar o trabalho com as aulas e com a vida familiar e social que não deixa de existir. Dentro desse contexto, muitos estudantes acabam perdendo a empolgação e se desmotivando com o passar dos dias.

Mas será que é possível se prevenir e reduzir o risco de que isso aconteça? É claro que sim! A seguir, apresentamos algumas dicas para que você não perca a motivação durante os estudos para a certificação. Confira!  

1 - ESCOLHA UM CURSO NO QUAL VOCÊ CONFIA

Essa é a dica de ouro para quem se prepara para uma certificação financeira. Ao escolher um curso com bons resultados, você tem a certeza de que está sendo conduzido de maneira eficiente para a aprovação.

Sabendo disso, você não terá aquele sentimento de que está perdendo tempo ou de que poderia estar aproveitando melhor suas horas de estudo. Afinal, está seguindo o caminho de quem já tem a certificação em mãos.

2 - MANTENHA PELO MENOS UM HOBBY

Você já deve ter ouvido falar daquelas pessoas que se determinam de maneira tão intensa que passam a não fazer nada além de se preparar para a prova, né? Ótimo para quem consegue fazer assim, mas essa não é a regra.

A maior parte das pessoas precisa de um lazer para arejar a cabeça e se renovar para enfrentar a rotina de estudos. Por isso, manter um hobby não deve ser visto como um problema. Pelo contrário: ele poderá dar fôlego para que você estude sem que o desânimo apareça. 

3 - NÃO SE COMPARE

Todo mundo sabe que cada pessoa é única e que não deve se comparar com as demais. Mas, na tensão de alcançar bons resultados no exame de certificação, alguns estudantes podem esquecer disso e acabar indo por um caminho que desperta a ansiedade.

Se você convive com alguém que adora contar vantagem e falar que tudo é muito fácil, fique atento. Esse tipo de comentário não agrega e faz com que você se sinta inseguro para encarar a prova. Prefira conviver com pessoas que o estimulem a seguir em frente mesmo quando as coisas são difíceis. 

4 - FALE SOBRE O EXAME SOMENTE PARA QUEM CONFIA

Não é porque você decidiu fazer uma certificação financeira que todo mundo ao seu redor precisa saber disso. É claro que convém trocar uma ideia com seu chefe e com seus familiares mais próximos. Mas falar para muita gente pode potencializar a ideia de que você é obrigado a ser aprovado.

Afinal, o que os outros vão achar se você não passar de primeira? Geralmente essa pressão colabora para que o estudante fique ansioso e se prejudique na hora do exame. Por isso, escolha bem para quem vai falar sobre seus planos. 

Lembre-se que cada um sabe o que é melhor para si. Por isso, quando decidir se preparar para a certificação financeira, trace uma estratégia que inclua os cuidados com as emoções. Muitas pessoas acabam sendo reprovadas nos exames não porque não sabem o conteúdo, mas porque não souberam lidar com seus sentimentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.