Como fixar o conteúdo para a certificação financeira? Confira essas dicas!

A rotina de quem se prepara para um exame de certificação financeira não costuma ser fácil. Afinal, é necessário conciliar os estudos com o trabalho, com as tarefas da casa e com a convivência familiar. Justamente por isso, cada minuto dedicado para a certificação financeira vale muito e deve ser aproveitado da melhor forma.

Mas como fixar o conteúdo que cai no exame? A seguir, apresentamos algumas dicas práticas e simples para você lembrar de tudo o que estudou. Confira aqui: 

Faça resumos com os pontos principais

Não importa se você está estudando em algum curso ou se está se preparando a partir de alguma apostila: os resumos dos pontos principais podem ajudá-lo a lembrar do que realmente importa. Essas anotações simplificam a revisão do conteúdo, já que você saberá exatamente o que deve saber na hora da prova. 

Há quem prefira fazer anotações à mão usando canetas coloridas e post-its, enquanto também há aqueles que se dão melhor com resumos no computador. Na prática, isso tanto faz, escolha a forma que flui melhor para você.

Use siglas para memorizar temas específicos

O conteúdo das certificações envolvem muitos termos que você ainda não está acostumado a usar no seu dia a dia de trabalho. Mas como lembrar de todos eles e, ainda mais, saber defini-los? Usar siglas para memorizar temas específicos pode ser uma boa ideia para deixar os conceitos fresquinhos na cabeça.

Se você perceber dificuldade em fixar algum tópico importante da prova, anote em post-its e os cole na porta do armário ou adote outra técnica que o faça se deparar com o tema várias vezes ao longo do dia… água mole em pedra dura tanto bate até que fura. 

Explique os conceitos para si mesmo

Outra maneira muito assertiva de fixar os conteúdos estudados é explicando os conceitos para si mesmo. Aproveite o tempo em que está dirigindo, lavando a louça ou tomando banho para recapitular os tópicos estudados e para fazer de conta que está dando uma aula para si. 

Esses momentos conhecidos como ociosos também são bem interessantes para ouvir áudios com os principais conceitos cobrados na prova e para acostumar o ouvido com termos que você deve dominar para ir bem no exame. Justamente por isso recomendamos que nossos alunos vejam os vídeos do nosso canal do YouTube enquanto dão aquela caminhada na esteira. 

Faça simulados com questões de prova

Você já deve ter percebido que as questões de prova seguem um padrão, não é mesmo? Sabendo disso, se você fizer simulados com questões antigas, terá muitas chances de adequar a sua forma de pensar ao que o exame cobra e de garantir muitos acertos! 

É justamente por isso que fazer os exercícios é tão importante quanto assistir às aulas… só com eles é que você conseguirá fixar e dominar os tópicos necessários para a sua aprovação. E aqui deixamos uma dica: para ajudá-lo, temos a Bíblia do CPA-20, CEA e CFP® com simulados montados em cima de questões reais de provas.  

Rafael Toro

Rafael Toro

CEO e Sócio fundador da Academia Rafael Toro