Como escolher um Fundo de Investimentos? Veja essas dicas!

Os Fundos de Investimentos são excelentes alternativas para quem não quer deixar o dinheiro parado na Poupança, mas também não se sente seguro para escolher uma modalidade mais ousada. A seguir, apresentaremos os principais Fundos de Investimentos e te ajudaremos a entender como escolher o Fundo ideal para o seu perfil. Confira!

O QUE É UM FUNDO DE INVESTIMENTOS?

Você sabe o que é um Fundo de Investimento? Podemos comparar um Fundo de Investimento a um condomínio de investidores, no qual todo o dinheiro é aplicado em conjunto por uma instituição ou por um gestor responsável pela administração do capital. 

Cada participante é chamado de cotista e, como é de se esperar, o lucro obtido a partir do investimento é dividido entre todos os cotistas, considerando, é claro, o percentual que cada um investiu no Fundo. 

TIPOS DE FUNDOS DE INVESTIMENTOS

Existem muitos tipos de Fundos de Investimentos. Cada um deles pode ter um ativo diferente, como moeda, ação, título público, derivativo, investimentos estrangeiros, etc. A seguir, apresentaremos os principais:  

FUNDO DE RENDA FIXA

Os Fundos de Renda Fixa atuam com ativos cuja rentabilidade é fixada na alocação, ou seja, todos os detalhes relativos ao investimento ficam acessíveis ao investidor desde o início, sem que existam alterações posteriores. 

FUNDO MULTIMERCADO

Neste tipo de investimento, o gestor tem autonomia para direcionar o capital dos cotistas a diferentes investimentos, como renda fixa, crédito, moedas, juros, etc. Dependendo do grupo e do gestor, é possível atuar com uma postura mais arrojada ou mais conservadora.

FUNDO DE AÇÕES

Nos Fundos de Ações, o gestor aplica o capital dos cotistas em ações da Bolsa de Valores. Sem dúvidas, essa modalidade apresenta maior risco, mas, ao mesmo tempo, maior rentabilidade – ou seja, não é para cotistas conservadores.

FUNDOS IMOBILIÁRIOS 

Como o próprio nome diz, os Fundos Imobiliários usam o capital dos cotistas para investir no mercado imobiliário. Em geral, essa é uma modalidade interessante, mas depende bastante do panorama financeiro do país. 

COMO ESCOLHER UM FUNDO DE INVESTIMENTOS?

Não existe um tipo de Fundo de Investimentos melhor ou pior. Tudo depende do perfil do cotista, ou seja, de quem está colocando o seu dinheiro no investimento. No entanto, existem alguns parâmetros que podem ser analisados na hora de fazer a escolha. Por isso, antes de optar por um Fundo, procure responder essas questões:

  • Qual é o risco desse Fundo de Investimentos?
  • O prazo de resgate do Fundo está de acordo com o tempo que posso esperar?
  • Os custos desse Fundo vão de encontro com o que posso arcar?
  • Como o Fundo tem se comportado ao longo dos anos?
  • Estou de acordo com o regulamento do Fundo?

Ao responder essas questões, você conseguirá entender se está diante de um Fundo que oferece risco, prazo de retorno e custos alinhados com o seu perfil. E não esqueça que nunca é demais estudar antes de fazer um investimento, seja qual for. Isso trará mais segurança para as suas escolhas. 

Rafael Toro

Rafael Toro

CEO e Sócio fundador da Academia Rafael Toro