CFG: Veja quais conteúdos mais apareceram nos últimos exames

A CFG é uma certificação financeira voltada para quem quer iniciar uma jornada para se tornar um profissional de gestão de recursos de terceiros. É um grande diferencial e ainda abre as portas para você seguir rumo à CGA ou CGE.

Cabe destacar que para ser CFG é necessário somente ser aprovado no exame de certificação, uma vez que não existem pré-requisitos. Se você sonha em conquistar essa certificação, confira quais conteúdos mais apareceram nos últimos exames:

O QUE A CFG ATESTA?

A CFG atesta o conhecimento em fundamentos da gestão de investimentos e se destaca por ir além da parte comercial envolvida nesse setor, trazendo mais conhecimentos técnicos ao profissional. Ou seja, a CFG traz um “algo a mais” por transpor o viés comercial da maioria das certificações consideradas iniciais. 

O QUE CAI NA PROVA DA CFG? 

O exame da CFG é composto por questões de 12 temas

  1. Métodos quantitativos;
  2. Economia; 
  3. Análise de relatórios financeiros;
  4. Finanças corporativas; 
  5. Mercados e instrumentos financeiros; 
  6. Teoria moderna de carteiras e modelos de precificação de ativos; 
  7. Finanças comportamentais; 
  8. Política de investimento; 
  9. Alocação de ativos; 
  10. Novas tecnologias em finanças; 
  11. Ética e autorregulação; 
  12. Legislação e regulação. 

COMO É O EXAME? 

O exame é composto por 60 questões, que devem ser resolvidas em 3h de prova. Os candidatos precisam acertar 70% para serem aprovados, o que representa um aproveitamento de 42 questões. Os exames da CFG têm como característica uma distribuição bastante equivalente dos conteúdos, com boa parte dos tópicos sendo abordados em 1 ou 2 questões. 

CONTEÚDOS QUE MAIS APARECERAM NOS EXAMES DA CFG

Ainda que os exames da CFG sejam bem equilibrados, há alguns temas que se sobressaem e lideram o ranking. Veja aqui quais são: 

  1. Mercados e Instrumentos Financeiros (Proporção de 13 a 17%)
  2. Teoria Moderna de Carteiras (Proporção de 8 a 12%) 
  3. Alocação de Ativos (Proporção de 13 a 17%) 
  4. Ética e Autorregulação  (Proporção de 8 a 12%)
  5. Legislação e Regulação (Proporção de 8 a 12%)

APRENDA COM QUEM DOMINA O EDITAL

Você ganha tranquilidade e segurança quando aprende com quem domina o edital e conhece as características da prova. Isso porque não adianta saber apenas quais são as questões mais recorrentes, mas também é preciso compreender a maneira como a entidade certificadora aborda cada conteúdo. 

Sabendo disso, busque por um curso que o prepare de maneira assertiva, simplificando o edital e focando nos tópicos que caem no exame. Além das aulas, recursos como resumos, simulados e suporte com orientação dos professores podem fazer a diferença na sua aprovação! 

METODOLOGIA EXCLUSIVA

A experiência do professor Rafael Toro, CFP®, aliada ao foco no resultado do aluno, gerou a metodologia dos três Qs. Com essa metodologia, o professor consegue direcionar o aluno a entender o quê, quanto e quando ele deve estudar para conquistar a sua aprovação.

Quer se tornar um profissional CFG e dar passos cada vez mais sólidos na sua carreira? Conte conosco! Conheça os nossos cursos e seja aprovado em tempo recorde!

Rafael Toro

Rafael Toro

CEO e sócio fundador da Academia Rafael Toro