CFG: Saiba tudo sobre a Certificação de Fundamentos em Gestão

Quem está atento às certificações financeiras já deve ter ouvido falar da Certificação Anbima de Fundamentos em Gestão. Conhecida como CFG, essa é uma certificação voltada para quem pretende iniciar ou acelerar a carreira na área de gestão de recursos de terceiros. 

O profissional certificado tem o conhecimento necessário para ocupar uma série de cargos em empresas de asset management. Além disso, ser certificado com a CFG é um pré-requisito para conquistar a CGA (Certificação de Gestores Anbima) e/ou a CGE (Certificação de Gestores Anbima para Fundos Estruturados), o que abre as portas para atuar na área de gestão de recursos de terceiros. 

Cabe destacar que a CFG não é obrigatória para nenhuma função e nem habilita o profissional a ser gestor, mas, sem dúvidas, é um diferencial importante para a carreira.

PRINCIPAIS DÚVIDAS SOBRE A CFG 

Quer conquistar a CFG? Aqui responderemos as principais dúvidas sobre essa certificação financeira:

O QUE É NECESSÁRIO PARA TER A CFG?

Para se tornar um profissional CFG, é preciso prestar uma prova presencial aplicada pela Anbima, que conta com 60 questões de múltipla escolha que abordam 12 áreas do conhecimento. A prova deve ser resolvida em até 3h e, para ser aprovado, é necessário obter pelo menos 70% de acertos. 

QUAIS SÃO OS TEMAS COBRADOS NO EXAME DA CFG?

O exame da CFG possui questões nestas 12 áreas do conhecimento:

1. Métodos quantitativos

2. Economia

3. Análise de relatórios financeiros

4. Finanças corporativas

5. Mercados e instrumentos financeiros

6. Teoria moderna de carteiras e modelos de precificação de ativos

7. Finanças comportamentais

8. Política de investimento

9. Alocação de ativos

10. Novas tecnologias em finanças

11. Ética e autorregulação

12. Legislação e regulação

Aqui você pode ter acesso ao Programa Detalhado da CFG

QUAL É O PRAZO DE VALIDADE DA CFG?

A certificação CFG é válida por 3 anos. Para fazer a renovação, é necessário passar por um curso online de atualização oferecido pela própria Anbima. Cabe destacar que quem tem as certificações CGA ou CGE não precisa atualizar a CFG, pois ao atualizar a certificação “superior”, a CFG será renovada automaticamente.

O PROFISSIONAL COM CERTIFICAÇÃO CFG ESTÁ HABILITADO PARA GERIR FUNDOS?

Não, uma vez que a certificação CFG atesta que o profissional tem conhecimento nos assuntos que são a base do mercado brasileiro de gestão de fundos de investimentos, mas para atuar como gestor é preciso ter a CGA ou a CGE, que atestam conhecimentos específicos de gestão.

PODEMOS AJUDÁ-LO A CONQUISTAR A CFG

Se você tem interesse em conquistar a CFG, saiba que podemos ajudá-lo. Temos um curso online voltado para a certificação CFG onde aplicamos a nossa própria metodologia de ensino. 

Além disso, entre nossos materiais temos a Bíblia do CFG, que contém cinco simulados com questões reais da prova. São 300 exercícios para ajudá-lo a ser aprovado no exame da CFG. E contamos com vídeos exclusivos para cada questão, o que torna o processo de estudo muito mais claro e assertivo. 

Conte com a gente para conquistar a CFG!

Rafael Toro

Rafael Toro

CEO e sócio fundador da Academia Rafael Toro