Quem nos acompanha há algum tempo já deve ter visto falarmos que a certificação financeira pode oferecer tantos benefícios para uma carreira quanto um MBA. Embora num primeiro momento essa afirmação possa parecer exagerada, na prática se mostra completamente plausível. 

Se você está em dúvida entre a certificação financeira ou o MBA, não decida nada antes de ler esse conteúdo. Embora só você possa saber o que é melhor para seu crescimento profissional, podemos ajudá-lo mostrando tudo o que deve levar em conta na hora de fazer a sua escolha. Boa leitura!

CERTIFICAÇÃO FINANCEIRA OU MBA?

Tanto as certificações financeiras quanto o MBA são boas possibilidades para quem quer crescer na carreira. O que deve ser levado em consideração na hora de escolher entre uma das duas possibilidades são os objetivos a médio e longo prazo, assim como as características do profissional. Veja alguns pontos para refletir na hora de fazer a escolha:

1 - QUAL É O SEU TRABALHO ATUAL?

Se você já trabalha em um banco ou outra instituição financeira, mas ainda não tem uma certificação como o CPA-20 ou CFP®, poderá estar deixando de crescer no setor. Nesse caso, uma certificação adequada poderá trazer frutos mais sólidos do que um MBA.

No entanto, se você trabalha em algum órgão público ou empresa privada que lida direta ou indiretamente com o mercado financeiro, é possível que o MBA o ajude a alcançar cargos mais altos. 

2 - QUAIS SÃO OS SEUS PLANOS A MÉDIO PRAZO?

Entender a sua posição atual é importante, mas também precisamos compreender quais são os seus planos para os próximos anos. Você quer crescer na carreira que já está trilhando ou tem vontade de migrar para uma nova área? 

Se atua fora de bancos ou instituições financeiras e tem vontade de começar a trabalhar nelas, uma certificação pode ser uma excelente maneira de entrar. Nesse caso, o MBA poderá vir mais tarde, como forma de complementar a sua formação. 

3 - HÁ QUANTOS ANOS VOCÊ CONCLUIU O ENSINO SUPERIOR?

Essa questão também deve ser considerada na hora de ponderar entre certificações ou MBA. Embora não seja incomum que pessoas que recém concluíram a faculdade já comecem a cursar um MBA, nem sempre essa é a melhor alternativa. 

Esse tipo de ensino poderá ser melhor aproveitado por profissionais que já estejam há algum tempo do mercado. Assim, poderão usar o MBA como forma de se atualizar no setor. Na mesma lógica, poderão usar suas experiências de mercado como bagagem para fazer conexões mais sólidas. 

É importante lembrar que não existe uma resposta certa ou errada na hora de escolher por uma certificação ou por um MBA. Essa escolha precisa estar alinhada com o seu momento de vida, até mesmo porque você poderá optar por uma das possibilidades primeiro e depois complementar a sua formação com a outra. 

Se você ainda tem dúvidas, espie o canal do YouTube do Rafael Toro. Lá ele apresenta o universo das certificações e compartilha conhecimento para quem busca crescer no mercado financeiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.