Afinal, o que um planejador financeiro faz? Descubra aqui!

Você já deve ter percebido que a carreira de planejador financeiro está cada vez mais em ênfase. Esse termo tem aparecido em jornais, revistas e até em conversas despretensiosas entre amigos, e não é à toa que tem muita gente se preparando para desempenhar essa atividade. Mas você sabe exatamente o que um planejador financeiro faz? Descubra aqui:

O QUE UM PLANEJADOR FINANCEIRO FAZ?

O planejador financeiro é responsável por auxiliar a organização financeira dos seus clientes. Esse profissional tem uma formação sólida na área de finanças, o que embasa a criação de estratégias específicas que consideram as características de cada cliente. Mas que tipo de serviço um planejador financeiro pode oferecer? 

Na maior parte das vezes, o planejador financeiro não tem uma oferta de serviços engessada, podendo se adaptar às necessidades de quem o procura, seja pessoa física ou jurídica. Vale saber que esse profissional em geral transita nesses três itens: 

  • Gestão de patrimônio: gerenciar o patrimônio do cliente, sempre pensando na ampliação de capital;
  • Controle de investimentos: auxiliar o cliente a compreender os melhores investimentos para o seu perfil; 
  • Controle financeiro: ajudar o cliente a gerenciar suas receitas e despesas de maneira saudável e equilibrada.

QUAL É A FORMAÇÃO DE UM PLANEJADOR FINANCEIRO?

Agora que você entendeu o que um planejador financeiro faz, deve estar se perguntando qual é a formação desse profissional. De fato, essa é uma questão importante, até porque para trabalhar como gestor financeiro é fundamental ter um conhecimento aprofundado sobre o setor.

Pois bem, a maior parte desses profissionais tem graduação e até pós-graduação em Finanças. Mas tem outro ponto que merece ser destacado: além da formação acadêmica, existe a certificação CFP®, que agrega muito valor, conhecimento e credibilidade ao trabalho do planejador financeiro.

Para ser um profissional certificado, é necessário ser aprovado em um exame criterioso que avalia conhecimentos em múltiplas áreas, como gestão de investimentos, aposentadoria, seguros, tributação e sucessão. No Brasil, apenas 2.944 profissionais têm essa certificação, o que os coloca em uma posição de destaque no setor. 

COMO TER UMA CERTIFICAÇÃO CFP®?

A CFP® é a certificação mais concorrida do Brasil e a razão para isso é clara: com ela, o profissional tem um título que atesta seu conhecimento e competência para lidar com questões complexas do mercado financeiro. Mas, afinal, o que é necessário para ter a CFP®?

Para prestar o exame, é fundamental ter curso superior completo reconhecido pelo MEC e no mínimo três anos de experiência com tarefas relacionadas ao mercado financeiro para pessoas físicas. A prova é composta por 140 questões, divididas em seis módulos: 

  • Planejamento Financeiro e Ética
  • Gestão de Ativos e Investimentos
  • Planejamento de Aposentadoria
  • Gestão de Riscos e Seguros
  • Planejamento Fiscal
  • Planejamento Sucessório

Se você tem vontade de trabalhar como planejador financeiro e entende a importância de estar entre os profissionais mais destacados do mercado, conheça nosso curso. Usamos uma metodologia própria que reduz o tempo de aprovação para a prova: você pode conquistar a certificação em apenas 60 dias!

Rafael Toro

Rafael Toro

CEO e sócio fundador da Academia Rafael Toro