Quem estuda para uma certificação financeira sabe que o conhecimento não é o único fator determinante para a aprovação no exame. Muitas pessoas conhecem muito bem o conteúdo das provas, mas não alcançam o objetivo porque ficam nervosas ou ansiosas.

De fato, a preparação para uma prova de certificação financeira exige muito equilíbrio. Mas como é possível manter a calma durante os estudos? É sobre isso que falaremos aqui! A seguir, apresentaremos 3 técnicas para conseguir estudar sem deixar que as emoções falem mais alto! Confira: 

1. ESTABELEÇA UMA ROTINA DE ESTUDOS 

Ao criar uma rotina de estudos, o profissional que se prepara para uma certificação financeira sabe que em um determinado intervalo de tempo do dia terá que direcionar sua atenção para estudar os conteúdos da prova. 

Ter esse horário estabelecido ajuda a diferenciar as horas de estudo, de trabalho e de lazer, reduzindo aquela sensação desagradável de que o estudante não está se dedicando tanto quanto deveria. 

Vale lembrar que é fundamental estabelecer uma rotina de estudos realista: optar por ciclos de estudos longos demais pode dar a falsa sensação de aprendizado, uma vez que nosso cérebro não pode estar sobrecarregado para absorver o conteúdo.

2. APRENDA A RESPIRAR

Parece estranho falar sobre respiração para quem está se preparando para um exame sobre o setor financeiro, né? Porém, respirar da maneira adequada faz toda a diferença. Sabendo disso, a técnica pode ser aplicada durante os estudos e até mesmo na hora da prova, quando o nervosismo também pode bater.

A respiração profunda é uma forma de dominarmos nosso sistema nervoso. Ao deixarmos o ar entrar pelo nariz, encher os pulmões e sair devagar pela boca, temos o controle sobre nosso corpo - e não o contrário!

Essa técnica é capaz de baixar a aceleração dos batimentos cardíacos e de permitir que a mente se foque no que mais importa: o agora. Experimente aplicar esse tipo de respiração antes de começar os estudos ou quando sentir que sua mente está agitada.

3. FOQUE NO PRESENTE

Quando sentir que a sua mente está ansiosa e pensando em questões futuras, lembre-se que essa fase de estudos é provisória e que não durará para sempre. Pelo contrário: com a metodologia do Rafael Toro, o preparo para as certificações financeiras é muito breve! 

Por isso, evite fazer projeções a médio ou longo prazo e traçar cenários desastrosos como, por exemplo, a reprovação no exame. No lugar disso, tente colocar seu pensamento no conteúdo que está estudando. 

Isso nem sempre será fácil, mas não desista: quando sentir que a mente está indo longe demais, busque seus pensamentos e mentalize que tudo o que você precisa fazer nesse momento é absorver o conteúdo. 

Sem dúvidas, o período de preparação para as certificações financeiras mexe com diversos sentimentos e é normal que isso aconteça. No entanto, quanto mais você treinar para dominar seu pensamento, mais calmo conseguirá ficar e melhor conseguirá enfrentar as horas de estudo e a prova. Boa sorte!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.