Quem se prepara para uma certificação financeira precisa lidar com uma série de fatores que vão muito além do conteúdo que cai na prova. Afinal, a trajetória de estudos envolve rotina, organização e muito jogo de cintura para conciliar a vida de candidato com as atividades pessoais e profissionais. 

Isso faz com que muitos estudantes fiquem nervosos durante a prova, o que não é nada bom para o desempenho. A seguir, vamos apresentar 3 segredos para você aplicar de antemão e poder ir tranquilo para o exame da certificação financeira. Veja aqui:

3 SEGREDOS PARA MANTER A CALMA NO EXAME

É normal sentir frio na barriga no dia de uma prova para a qual você se preparou por semanas ou até meses. No entanto, existem maneiras de assegurar que a tensão não vai atrapalhar o seu desempenho na prova. 

Tenha em mente que os segredos que vamos apresentar não devem ser aplicados apenas no dia do exame, mas sim desde o momento em que você decide estudar para uma certificação financeira. Desta forma, conseguirá ficar com a cabeça mais leve e tranquila na hora da prova. Confira:

1. DOMINE O CONTEÚDO

Se você domina o conteúdo, já tem meio caminho andado para conquistar a certificação financeira. Mas como é possível garantir que você sabe o que vai cair na prova? É simples! Lendo o edital, entendendo quais conteúdos são mais recorrentes e fazendo simulados. 

E aqui entra um ponto importante: embora muita gente prefira estudar por conta própria, um curso preparatório de qualidade ajuda o estudante a se organizar, a simplificar os conteúdos  e a compreender que temas merecem mais atenção. Além disso, um bom curso contribui para a motivação do candidato.

2. CONTROLE SEU PSICOLÓGICO

A mente tem um grande poder sobre o seu desempenho. Por isso, adote estratégias que o ajudem a se manter calmo. E, como é de se esperar, isso já deve ser aplicado durante a sua rotina de estudos. Mas como manter o controle psicológico enquanto se prepara para uma certificação financeira?

Existem muitas formas: a terapia é a estratégia número um para colocar as ideias no lugar. Além disso, manter um hobby ou praticar um esporte também é importante para aliviar a tensão. E se a ansiedade bater na hora da prova, pense que você fez o seu melhor, respire fundo e não se abale se algumas questões forem diferentes do que esperava. 

3. APRENDA A GERIR O TEMPO 

A gestão do tempo é o Calcanhar de Aquiles de muitos candidatos. Se esse é o seu caso, comece a construir uma rotina de estudos o mais cedo possível. Afinal, ninguém conseguirá gerir o tempo no exame se não souber gerir o tempo no dia a dia. 

Existem muitas maneiras de dar esse passo. Um exemplo é a metodologia própria que usamos aqui na Academia Rafael Toro, que estimula o uso das horas ociosas do dia para estudar conteúdos que não exigem que o aluno esteja em frente ao computador. 

Além disso, também incentivamos que os alunos direcionem o estudo para os temas que mais aparecem nos exames, fazendo com que as horas dedicadas ao aprendizado sejam revertidas em acertos e, é claro, na aprovação. Quer ser aprovado em uma certificação financeira em tempo recorde? Conheça a nossa metodologia