3 ações simples para conquistar uma certificação financeira

Muitos profissionais que trabalham em bancos e em outras instituições financeiras sonham em ter uma certificação para assumir novos desafios e crescer na carreira. No entanto, grande parte desiste antes mesmo de começar a estudar para os exames.

Isso ocorre por uma série de motivos, como falta de tempo, indisponibilidade de estudar naquele momento de vida, compromissos familiares e medo de não ser aprovado. Sim, o medo é uma razão recorrente para que muitos profissionais sequer se arrisquem a tentar.

Sabendo disso, apresentamos aqui 3 ações simples que podem ajudar muita gente a conquistar a tão sonhada certificação financeira! Descubra aqui:

1. ANALISE AS CERTIFICAÇÕES FINANCEIRAS 

Se você quer ter uma certificação financeira no currículo para crescer na carreira, primeiro deve se dedicar a analisar todas as certificações que existem no mercado. Assim conseguirá entender qual tem sintonia com o seu perfil e com os seus objetivos profissionais.

A CPA-10, por exemplo, é indicada para quem quer começar a trabalhar em bancos ou para quem já atua na distribuição de produtos de investimento. Já o CFP® é direcionado para profissionais que queiram trabalhar com planejamento financeiro pessoal e familiar. 

Ao conhecer todas as certificações financeiras, você conseguirá escolher aquela que oferecerá maiores possibilidades para você. Desta maneira, se sentirá mais motivado para estudar, uma vez que tem certeza sobre a sua decisão. 

2. LEIA O EDITAL DA CERTIFICAÇÃO

Não é à toa que os editais são grandes e longos: eles contêm muitas informações preciosas sobre o exame. Por isso, depois de ter escolhido qual é a certificação ideal para os seus objetivos profissionais, leia o seu edital.

Além disso, também entenda exatamente como funciona o exame da certificação em questão. Veja quais são os temas que caem mais e, desta maneira, organize a sua rotina de estudos para contemplar esses conteúdos.

Desta maneira, você evita surpresas desagradáveis durante a prova, pois desde o primeiro dia já terá conhecimento sobre a estrutura do exame e sobre os conteúdos necessários para a aprovação. 

3. ESCOLHA UM BOM CURSO PREPARATÓRIO

Muitas pessoas que querem conquistar uma certificação financeira optam por estudar sozinhas ou por frequentar um curso preparatório mediano, cujo preço é mais acessível. No entanto, ambas escolhas tornam a certificação financeira cada vez mais distante.

O tempo de estudo necessário para aprovação depende muito da qualidade do curso preparatório escolhido. Quer um exemplo? Enquanto o mercado tradicional precisa de 5 ou 6 meses para preparar os estudantes para o CFP®, o método de Rafael reduz esse prazo para 60 dias de estudo. 

Isso porque a Academia Rafael Toro utiliza uma metodologia específica que faz com que os estudantes vivenciem a rotina do exame durante todo o dia, e não somente quando estão assistindo às aulas. O resultado? Alunos mais seguros e que dominam todo o conteúdo da prova! 

Se você sonha com uma certificação financeira, não deixe que o medo fale mais alto! Entenda os seus sentimentos e adote ações que o deixem seguro para estudar e alcançar o seu objetivo! Lembre-se que a Academia de Finanças Rafael Toro pode ajudá-lo a chegar lá!

Rafael Toro

Rafael Toro

CEO e sócio fundador da Academia Rafael Toro