Certificação CFP® vai vencer? Saiba como renovar

Muito se fala sobre o estudo e a conquista da Certificação CFP®, mas nem todo mundo sabe que essa certificação precisa ser renovada a cada 2 anos. Isso é novidade para você? É disso que falaremos aqui! Continue lendo e descubra como renovar a CFP®!

REQUISITOS PARA SER UM PROFISSIONAL CFP® 

Antes de mais nada, vamos falar sobre os requisitos para conquistar a certificação CFP®. O primeiro deles é a aprovação no exame, que, de acordo com as regras da Planejar, pode ocorrer dessas formas:

  • Prova completa – Aproveitamento igual ou superior a 70% do total das questões do exame, com aproveitamento igual ou superior a 50% em cada um dos seis módulos.
  • Prova modular – Índice de acerto de 70% ou superior em cada módulo. 

Além da aprovação, o candidato também precisa ter curso de nível superior, comprovar a experiência profissional no atendimento direto com cliente pessoa física por 5 anos e aderir ao Código de Conduta Ética e Responsabilidade Candidato e Melhores Práticas.

A CERTIFICAÇÃO CFP® É VITALÍCIA?

Há quem pense que a Certificação CFP® vale para sempre, porém isso não é verdade.

O profissional CFP® deve renová-la a cada 2 anos. A seguir explicaremos o que é necessário para manter sua certificação ativa. 

COMO MANTER A CERTIFICAÇÃO CFP® ATIVA

Depois de validar todos os requisitos acima, o profissional finalmente receberá o seu certificado, que terá validade de 2 anos. Para mantê-la regularizada, será necessário o cumprimento de 3 passos: 

  • Educação continuada – O profissional CFP®️ precisa ter 30 créditos, sendo no mínimo 20 qualificados, 4 com tema relacionado a Ética, e no máximo 10 livres (os créditos livres não são obrigatórios).
  • Pagamento da anuidade – A taxa deve ser paga na Área do Associado no site da Planejar. Para regularizar o pagamento da anuidade, é necessário acessar o menu “Débitos” através da Área Logada e, após, clicar na opção “Pagar”. 
  • Readesão ao Código de Ética –  A readesão deve ser feita Área do Associado no site da Planejar. Para realizar a adesão ao Código de Ética, é necessário acessar o menu “Adesão ao Código de Ética e Guia das Melhores Práticas” através da Área Logada e, após, clicar em “Aderir”. 

A CERTIFICAÇÃO CFP® PODE SER SUSPENSA OU CANCELADA? 

Sim, há casos que justificam a suspensão ou o cancelamento da Certificação CFP®️. Em resumo, se um profissional certificado não cumprir um dos três passos necessários para a renovação após 6 meses do período permitido pela Planejar, terá a sua certificação suspensa. Se após mais 6 meses esse profissional não regularizar a situação, terá a certificação cancelada. 

Caso isso ocorra, o profissional terá que aguardar 3 anos para fazer novamente o exame da CFP®️ e contemplar toda a trilha para obter a Certificação, que envolve o  Exame, Educação, Experiência Profissional e Ética.

Conta para a gente: você sonha em se tornar um profissional CFP®️? Estamos aqui para ir em busca desse plano junto com você! Temos cursos e materiais assertivos para tornar sua rotina de estudos leve e eficiente!

Rafael Toro

Rafael Toro

CEO e sócio fundador da Academia Rafael Toro