https://www.academiarafaeltoro.com.br/

Em dúvida sobre a certificação financeira ideal? Descubra aqui

Você já deve ter ouvido falar que para desenvolver uma carreira no mercado financeiro com solidez é necessário conquistar uma certificação financeira. Sem dúvidas, essa é a forma mais comum de adquirir novas responsabilidades e funções no trabalho, uma vez que as certificações capacitam os profissionais e atestam que eles reúnem o conhecimento necessário para desenvolverem as atividades do setor.

Mas qual será a certificação financeira ideal para a sua carreira? Para que você possa entender com clareza, apresentaremos as principais alternativas do mercado:

CPA-10

A CPA-10 é considerada o primeiro passo para quem quer trabalhar no mercado financeiro. Essa certificação da Anbima ocupa o nível mais básico das certificações e tem como objetivo garantir que os profissionais certificados desempenhem tarefas como comercialização e distribuição de produtos de investimentos em agências bancárias ou atendam clientes investidores em centrais de atendimento. 

CPA-20

A CPA-20, também da Anbima, é o passo seguinte de quem conquistou a CPA-10, embora o profissional possa se preparar direto para essa certificação. Quem é certificado pode exercer as mesmas funções do profissional CPA-10, com o diferencial de desempenhar ainda mais tarefas, como venda de produtos de investimento, varejo de alta renda e investidores institucionais e manutenção de carteira private banking e corporate. 

CEA

A CEA, por sua vez, certifica os profissionais como especialistas de investimentos Anbima, ou seja, faz parte de um patamar mais elevado das certificações, o que pode ser percebido pelo número de profissionais certificados, que é inferior ao de CPA-10 e CPA-20. Os aprovados CEA assessoram gerentes de contas de investidores pessoa física, podendo indicar produtos de investimento e exercer as funções das duas certificações anteriores. 

CFP®

Essa certificação da Planejar é uma das mais concorridas no mercado. No Brasil, pouco mais de 4 mil profissionais contam com esse título. Em resumo, o CFP® qualifica os profissionais a trabalharem como planejadores financeiros pessoais ou familiares. Sem dúvidas, o CFP® oferece um nível de aprofundamento muito elevado, podendo ser comparado com um MBA ou uma pós-graduação. 

CNPI

Por sua vez, a CNPI, da Apimec, tem como objetivo aumentar o padrão dos profissionais de investimentos, sendo obrigatória para os especialistas em análises e emissão de relatório. Essa certificação tem três níveis, sendo o terceiro o mais completo: para analistas fundamentalistas, para analistas técnicos e para analistas técnicos e fundamentalistas.

CFA

Embora essa certificação não seja obrigatória no mercado financeiro, é bastante completa e reúne muito prestígio no setor, o que a torna interessante para os profissionais que querem se desenvolver na carreira. Em resumo, a CFA reúne tópicos relacionados a finanças, mercado financeiro e gestão de riscos. O Brasil tem poucos profissionais com esse título. 

Deu para ver que existem muitas alternativas para deslanchar na carreira bancária, não é mesmo? Sem dúvidas, uma certificação financeira pode agregar muito valor ao seu trabalho, tornando-o apto a exercer funções mais complexas e subir na carreira. E nós podemos te ajudar nesse desenvolvimento! Veja aqui nossos cursos para as certificações e conte conosco!

Nome autor

Nome autor

Descrição autor