Dúvidas sobre o CEA? Saiba tudo sobre a certificação

O CEA é a certificação de Especialista em Investimentos da Anbima, que habilita os profissionais do mercado financeiro a atuarem como especialistas em investimentos, podendo fazer a recomendação de produtos de investimentos para clientes em diversos segmentos, além de assessorar os gerentes de contas. Confira aqui as principais questões sobre essa certificação:

A quem o CEA se destina?

Essa certificação é destinada a:

  • Profissionais que trabalham em instituições que seguem o Código de Certificação da Anbima;
  • Profissionais que trabalham em instituições financeiras em geral, mesmo aquelas que não aderiram ao código da Anbima;
  • Estudantes e profissionais de autarquias ou órgãos públicos.

Como é a prova do CEA?

Para conquistar o CEA é necessário fazer um exame com 70 questões e 3h30 de duração, com aprovação condicionada a pelo menos 70% de acertos. As fórmulas necessárias para a prova são disponibilizadas ao candidato e é permitido o uso de calculadora financeira durante o exame.

Que temas são cobrados no exame do CEA?

O exame do CEA contempla os seguintes tópicos, que podem ser conferidos no programa detalhado da Anbima: 

  1. Sistema Financeiro Nacional e participantes do mercado
  2. Princípios básicos de economia e finanças
  3. Instrumentos de renda fixa, renda variável e derivativos
  4. Fundos de investimento
  5. Produtos de previdência complementar
  6. Gestão de carteiras e riscos
  7. Planejamento de investimento

O título do CEA é vitalício?

Não, o título do CEA não é vitalício. Para manter o título, os profissionais certificados devem fazer um curso de atualização online oferecido pela Anbima, concluindo o conteúdo antes do vencimento e tendo aprovação com pelo menos 70% de acertos. O tempo de validade da certificação começa a contar na data da prova: são 5 anos para os profissionais certificados e 3 anos para os profissionais aprovados. 

Como se inscrever para a prova do CEA?

O processo de inscrição para o exame do CEA é simples e deve ser feito direto no site da Anbima. Em resumo, o profissional deverá acessar este link e dar início ao processo de inscrição. O exame custa R$ 749 para profissionais de empresas associadas à Anbima e R$ 899 para os demais. Depois de ter feito o pagamento com cartão de crédito ou boleto, será a hora de fazer o agendamento da prova, que deve ser realizada até 6 meses após a confirmação do pagamento. 

Existem cursos de preparação para o CEA?

Sim, a Academia Rafael Toro conta com cursos e materiais focados no exame do CEA. Além disso, atualizamos nosso canal do Youtube e Instagram com conteúdos muito relevantes para quem se prepara para essa certificação.

Quanto tempo de estudo é necessário para ser aprovado no CEA?

É claro que a aprovação no exame depende de uma série de fatores, mas, pela nossa metodologia, 30 dias de preparo são suficientes para a aprovação. Isso porque usamos uma metodologia que acelera a absorção e o entendimento dos conteúdos, direcionando os alunos a entenderem o quê, quanto e quando devem estudar para serem aprovados.

Rafael Toro

Rafael Toro

CEO e Sócio fundador da Academia Rafael Toro