https://www.academiarafaeltoro.com.br/

Conheça esses 3 segredos para conquistar a liberdade financeira

Um dos maiores sonhos dos brasileiros é conquistar a tão falada liberdade financeira. Porém, o que pouca gente sabe é que não é preciso esperar ter o emprego ideal para começar a guardar dinheiro e a investir. 

Com algumas ações estratégicas, é possível organizar a vida financeira hoje mesmo. A seguir, conheça 3 segredos para conquistar a liberdade financeira e ter uma vida mais leve. Saiba tudo aqui:

1. Saiba quanto dinheiro você ganha

O primeiro passo para conquistar a liberdade financeira é saber quanto dinheiro você ganha. À primeira vista isso parece óbvio, mas na prática nem sempre é. A razão é simples: o salário não chega de forma integral aos trabalhadores, uma vez que existem descontos mensais de contribuições feitos diretamente na folha de pagamento.

Para organizar as suas finanças, você precisa saber o seu salário líquido – e mesmo que ele não seja muito alto, ainda assim dá para economizar. O grande segredo é gastar menos do que você ganha, o que exige uma organização financeira, com a anotação de todos os custos fixos e variáveis que você tem no mês.  

2. Organize-se para poupar uma parte

Aqui entra o principal desafio de quem não tem o salário que gostaria. Como poupar se as contas chegam no final do mês e precisam ser pagas? Justamente por isso é que é essencial colocar no papel todos os custos mensais, desde aluguel, água e luz até aquelas compras desnecessárias que, sem se dar conta, causam um grande impacto nas finanças. 

Também não esqueça daqueles custos que aparecem apenas uma vez por ano – como IPVA, IPTU e até mesmo a revisão do carro. Embora sejam eventuais, você precisa ter o dinheiro para pagá-los, né?

Em resumo, para poupar é necessário gastar menos do que você ganha e isso pode ser feito cortando gastos excessivos. Já que os custos com moradia, carro ou escola não podem ser diminuídos, que tal rever a fatura do cartão de crédito e entender onde você está gastando a mais? É desta economia que você vai fazer a sua gordurinha! 

3. Investir o dinheiro economizado 

Tenha em mente que qualquer economia já vale a pena. Até pode ser que você não consiga guardar tanto dinheiro quanto gostaria, mas isso não é razão para desistir. Uma boa estratégia para entender o impacto desta economia é multiplicar o valor que você consegue guardar por 12 meses. 

E tudo ficará ainda mais atraente se você investir esse montante. Essa será a sua oportunidade de ter uma reserva mais valorizada, que poderá servir para dar a entrada no carro ou no apartamento ou para viver uma aposentadoria mais tranquila. 

Fica a dica: para investir o dinheiro economizado, é fundamental estudar sobre investimentos e saber o seu perfil financeiro – ou seja, compreender se você é mais conservador, moderado ou arrojado. 

Esse conhecimento o ajudará a tomar as melhores decisões, pensando nos riscos, no prazo e no retorno dos seus investimentos. E lembre-se: profissionais do mercado financeiro poderão ajudá-lo a interpretar as múltiplas possibilidades de investimentos e a chegar mais perto dos seus sonhos! 

Nome autor

Nome autor

Descrição autor