Conheça 6 dicas para conquistar uma certificação financeira

A busca por uma certificação financeira nem sempre é fácil. Os candidatos precisam conciliar a rotina de estudos com a vida profissional e pessoal, o que pode ser um desafio e tanto. Sabendo disso, apresentamos 6 dicas para mantê-lo motivado durante o percurso para a conquista da certificação financeira. Confira aqui: 

1. ENTENDA OS PRÉ-REQUISITOS DA CERTIFICAÇÃO

Cada certificação tem os seus pré-requisitos. Ao conhecê-los, você passa a ter mais clareza sobre os objetivos da prova e também sobre as tarefas que poderá desempenhar depois de conquistar a certificação. Muitas pessoas sonham com uma certificação pelo status profissional que ela gera, mas sequer foram atrás dos detalhes da prova e, na prática, nem tem o perfil adequado para aquela atividade profissional. Tenha em mente que quanto mais você conhecer a certificação, mais motivação terá para ir atrás dela. 

2. LEIA O PROGRAMA DETALHADO DA CERTIFICAÇÃO

Não há nada melhor do que buscar informações direto na fonte. Dedique um tempo para ler o programa detalhado da certificação que pretende conquistar. Isso vai ajudá-lo a entender com mais profundidade sobre os conteúdos exigidos e poderá ser útil inclusive na hora de montar um cronograma de estudos consistente e assertivo. 

3. PESQUISE AS ÁREAS DE ATUAÇÃO DA CERTIFICAÇÃO

Você saberia responder por que quer conquistar a certificação para qual está se preparando? É uma vontade sua? Foi exigência da chefia do local onde trabalha? Serve como requisito para ser promovido? Quanto mais você entender sobre a certificação e onde poderá chegar com ela, mais motivado ficará para estudar e prestar o exame. 

4. CONVERSE COM PROFISSIONAIS CERTIFICADOS

Você conhece alguém que já conquistou a certificação que você sonha? Converse com essa pessoa! Faça perguntas, peça para contar como foi a rotina de estudos, escute sobre o caminho que essa pessoa vem trilhando e se inspire nela para ir em busca da sua aprovação. Exemplos reais são sempre motivadores!

5. CRIE UM CALENDÁRIO DE ESTUDOS

A organização dos estudos é um dos grandes segredos para alcançar a aprovação na certificação. Sabemos que os conteúdos cobrados nos exames são densos, o que confunde a cabeça dos estudantes que não se organizam como deveriam. E aqui também podemos falar sobre a importância de usar uma boa metodologia de estudos, que aproveita o tempo ocioso para revisar conteúdos cobrados na prova. 

6. CONTE COM UM BOM CURSO PREPARATÓRIO

Muita gente opta por estudar por conta própria. No entanto, esse caminho pode acabar sendo mais longo do que se procurassem um bom curso preparatório, que já tem bastante experiência na aprovação em certificações financeiras. Um curso eficiente ajuda o estudante a se organizar, apresenta os conteúdos com clareza, destaca os temas que merecem mais atenção e tem influência direta na motivação dos candidatos. 

Conte conosco para conquistar uma certificação financeira e crescer no mercado de trabalho! Somos especialistas em certificações financeiras e usamos uma metodologia exclusiva de aprendizado em tempo recorde. Veja aqui os nossos cursos e materiais

Rafael Toro

Rafael Toro

CEO e sócio fundador da Academia Rafael Toro