Não é à toa que a CFP® é uma das certificações que mais desperta o interesse dos profissionais do mercado financeiro. Afinal, essa certificação coloca os profissionais em uma posição de destaque, possibilitando que assumam grandes desafios na carreira e colham bons frutos.

Recentemente, a Planejar divulgou as novas regras da CFP®, informação que muito interessa quem pretende prestar o exame a partir de agora. A seguir explicaremos o que muda na CFP®. 

ALTERAÇÃO NA EXPERIÊNCIA DO CANDIDATO

Quem está por dentro do edital da CFP® sabe que são quatro os requisitos para a aprovação: Educação, Exame, Experiência e Ética. O único que sofreu alteração é o que se refere à Experiência do candidato. Veja aqui o que mudou: 

  1. O período mínimo de experiência não supervisionada passa de 3 anos para 5 anos;
  2. A atuação como estagiário ou trainee (50% do tempo de atuação) passa a ter limitação de 12 meses;
  3. A experiência supervisionada está suspensa por prazo indeterminado;
  4. O prazo máximo para conclusão da trilha da certificação foi ampliado de 2 anos para 3 anos, contados a partir da aprovação em exame.

ALGUNS EXEMPLOS PRÁTICOS PARA EXPLICAR A ALTERAÇÃO

A Planejar divulgou alguns exemplos que ajudam a compreender as alterações na Experiência do candidato CFP®. Confira: 

  • Quem for aprovado no exame, mas ainda não concluiu o curso superior, por exemplo, terá até 3 anos para conclusão do curso para comprovar o requisito Educação;
  • Quem tiver menos de 5 anos de experiência pode desafiar a prova antes de completar os 5 anos, lembrando que a aprovação no exame tem validade de 3 anos. Assim, recomendamos que tenha experiência mínima de 2 anos, obtenha a aprovação no exame, e comprove mais 3 anos de experiência depois da aprovação no exame;
  • O tempo de trabalho como estagiário ou trainee continua sendo de 50% do tempo trabalhado e passa a ter um limite de 12 meses. Trinta meses de trabalho como estagiário, 15 meses de experiência segundo a regra de 50%, comprovam, no máximo, 12 meses de experiência profissional.

COMO FICA A SITUAÇÃO DOS CANDIDATOS APROVADOS ATÉ DEZEMBRO DE 2021?

Existe uma regra de transição para candidatos CFP® aprovados até dezembro de 2021. Os candidatos aprovados em exame completo ou parcialmente aprovados em prova modular até dezembro de 2021 deverão comprovar experiência não supervisionada mínima de 3 anos.

Além disso, os candidatos com experiência supervisionada em andamento, e aprovação em exame pendente, poderão concluir a experiência supervisionada, sem atrasos, e obter a aprovação em todos os módulos no prazo de 2 anos contados a partir da primeira aprovação.

Por fim, os candidatos aprovados em prova completa ou modular até o último exame de 2021 devem comprovar os demais requisitos para obter a certificação, tendo cuidado com o prazo máximo de 2 anos após a data da aprovação em exame.

Quer ser um profissional CFP® ? Conheça os nossos cursos e conte com a gente para conquistar essa certificação e trilhar um caminho profissional sólido e consistente!