A CFP® é uma das certificações financeiras mais prestigiadas do Brasil e do mundo. Ela serve como um selo que reconhece as habilidades dos profissionais que trabalham com planejamento financeiro pessoal e familiar, atestando o seu embasamento para prestar serviços no setor.  

Sem dúvidas, os candidatos aprovados nessa certificação alcançam uma posição de destaque no mercado e estão aptos para trilhar uma carreira sólida. Mas você sabe como é a carreira do planejador financeiro? É disso que falaremos aqui! 

COMO É A CARREIRA DE PLANEJADOR FINANCEIRO?

Podemos dizer que o planejador financeiro pessoal e familiar é o profissional responsável por orientar os clientes na gestão estratégica das finanças. Para isso, devem conhecer as metas e objetivos de cada pessoa, como, por exemplo, comprar um imóvel próprio, construir uma reserva de emergência, preparar um plano de aposentadoria, etc. 

Os planejadores financeiros trabalham de maneira independente, ou seja, não têm vínculo de emprego com instituições financeiras. Embora os seus ganhos sejam variáveis e dependam do volume de clientes que atendam e do acordo que têm com cada cliente, estima-se que podem ganhar até R$ 400 mil por ano. 

Sem dúvidas, a carreira de planejador financeiro pessoal e familiar é muito atraente. Mas precisamos ponderar que a função exige muita responsabilidade e conhecimento sobre mercado financeiro, o que, inclusive, justifica a importância da certificação CFP®. 

A CERTIFICAÇÃO CFP® É OBRIGATÓRIA?

A Comissão de Valores Mobiliários (CVM), entidade que fiscaliza o mercado financeiro do país, não exige que os planejadores financeiros tenham essa certificação. Apesar de não ser obrigatória, a CFP® é altamente recomendada para quem quer exercer a função, pois passa credibilidade sobre o conhecimento do profissional.

A CERTIFICAÇÃO CFP® TEM PRÉ-REQUISITOS?

Sim, além de ser aprovado no exame da CFP®, os candidatos devem ter formação acadêmica em curso superior completo reconhecido pelo MEC e precisam comprovar experiência profissional no relacionamento direto com clientes pessoas físicas em uma ou mais áreas do escopo da certificação

COMO ESTUDAR PARA A CERTIFICAÇÃO CFP®?

Deu para ver que a certificação CFP® é muito valorizada no mercado financeiro, né? No entanto, muitos profissionais deixam de almejar este título porque o consideram difícil de ser alcançado. De fato, o exame desta certificação não é fácil, mas também não é impossível. 

Se você quer se preparar para a certificação CFP®, o primeiro passo é buscar um curso cujo programa de estudo seja focado na aprovação. Isso significa que deve direcionar as suas aulas para os temas mais recorrentes do exame, que descomplique o conteúdo e que viabilize o estudo de maneira prática - e é aí que entra a nossa metodologia específica. 

METODOLOGIA: O SEGREDO PARA APROVAÇÃO NA CFP®

Uma boa metodologia deve reduzir o tempo para a aprovação na certificação, simplificando a compreensão e proporcionando o aprendizado real do conteúdo. O resultado disso é espetacular: os candidatos entendem tão bem os temas da prova que ampliam a sua bagagem e levam o conhecimento para a vida - ou seja, para o trabalho. 

Se você quer conquistar o exame CFP® de maneira prática e sem sofrimento, leia mais sobre nossa metodologia de estudo. Boa sorte!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.