CEA: quais as vantagens dessa certificação?

Conhecida como CEA, a Certificação Anbima de Especialistas em Investimento é uma certificação muito valorizada no mercado financeiro. Mas você sabe quais são as vantagens desta certificação? É disso que falaremos a seguir!

VANTAGENS DO PROFISSIONAL CEA

A certificação CEA habilita profissionais do mercado financeiro a atuarem como especialistas em investimentos. Com esse título, podem recomendar produtos de investimentos para clientes em diversos segmentos, além de assessorar os gerentes de contas.

Podemos dizer que os profissionais com este título alcançam uma posição de evidência no mercado de trabalho, podendo assumir cargos de destaque e com alta possibilidade de crescimento profissional.
Em resumo, as vantagens do profissional CEA são:

  • Amplo conhecimento sobre o mercado financeiro
  • Desempenhar tarefas de destaque
  • Alta chance de ascensão profissional
  • Construção de uma carreira bem sucedida
  • Estabilidade no mercado de trabalho
  • Salário e benefícios

COMO É O EXAME PARA A CERTIFICAÇÃO CEA?

A prova do CEA envolve a resolução de 70 questões e tem duração de 3h30. Para ser aprovado, o candidato deve ter um aproveitamento de pelo menos 70%. É permitido usar calculadora financeira ou similar não alfanumérica e as fórmulas necessárias para a resolução das questões são disponibilizadas pela Anbima.

QUAIS SÃO AS ÁREAS DE CONHECIMENTO DO PROFISSIONAL CEA?

O exame para a certificação CEA abrange sete áreas de conhecimento. Veja aqui: 

1. SISTEMA FINANCEIRO NACIONAL E PARTICIPANTES DO MERCADO

Verifica se o profissional tem domínio dos principais conceitos sobre Sistema Financeiro Nacional, os Participantes, a Regulação, Fiscalização e Autorregulação dos Mercados Financeiro e de Capitais.

2. PRINCÍPIOS BÁSICOS DE ECONOMIA E FINANÇAS

Verifica se o profissional conhece os principais conceitos sobre Economia e Finanças e se tem capacidade de interpretar a informação e explicar seu significado. 

3. INSTRUMENTOS DE RENDA FIXA, RENDA VARIÁVEL E DERIVATIVOS

Verifica se o candidato entende os principais conceitos e a estrutura dos produtos de renda fixa, renda variável e dos principais instrumentos derivativos negociados no mercado local e internacional. 

4. FUNDOS DE INVESTIMENTO

Verifica se o profissional tem domínio dos principais conceitos sobre os Fundos de Investimento, sua regulamentação, estrutura, forma de negociação e características operacionais dos produtos.

5. PRODUTOS DE PREVIDÊNCIA COMPLEMENTAR

Verifica se o profissional tem domínio dos conceitos sobre os Produtos de Previdência Complementar, aspectos de venda dos produtos e sua adequação ao tipo de plano e perfil dos investidores. Os profissionais também devem ser capazes de orientar os clientes sobre os benefícios dos planos de previdência complementar em termos tributários.

6. GESTÃO DE CARTEIRAS E RISCOS

Verifica se o profissional aplica o conhecimento associado à estatística, gestão de carteiras e análise de riscos.

7. PLANEJAMENTO DE INVESTIMENTO

Verifica se o profissional tem uma visão geral e consolidada sobre os tópicos anteriores, tem domínio dos conceitos apresentados e sua aplicação na avaliação de produtos de investimento, incluindo os principais indicadores de retorno e risco abordados nos itens anteriores do programa. 

Sem dúvidas, o profissional com essa certificação tem uma bagagem bastante ampla e consistente para assumir cargos importantes no mercado financeiro. Conte conosco para colocar essa certificação no currículo!

Rafael Toro

Rafael Toro

CEO e sócio fundador da Academia Rafael Toro