https://www.academiarafaeltoro.com.br/

CEA ou CPA-20? Saiba tudo sobre essas certificações

Quem trabalha no mercado financeiro já sabe sobre a importância de colocar uma certificação no currículo para assumir novos desafios profissionais e poder crescer na carreira. Mas qual será a certificação ideal? É claro que essa resposta depende do perfil do profissional, da posição em que se encontra no momento e de seus objetivos a curto, médio e longo prazo. 

Nesse contexto, muitos profissionais ficam em dúvida entre o CEA ou o CPA-20. Embora as duas certificações tenham pontos em comum, também apresentam características que as diferenciam bastante. Se você pensa em conquistar uma certificação financeira, mas ainda não definiu qual, fique atento a esse artigo. A seguir falaremos dos principais pontos dessas duas certificações. Confira:  

O que é o CEA e o CPA-20? 

O CEA é a certificação de Especialista em Investimentos da Anbima. Em resumo, ela certifica os profissionais que assessoram os gerentes de conta de clientes pessoas físicas em investimentos, que podem, inclusive, indicar produtos. Vale destacar que ao conquistar o CEA, o profissional pode exercer as atividades dos profissionais CPA-10 e CPA-20. 

Por sua vez, o CPA-20 é a certificação da Anbima destinada a profissionais que trabalham com a distribuição de produtos de investimento para os clientes dos segmentos varejo alta renda, private, corporate e investidores institucionais em agências bancárias ou em plataformas de atendimento. O profissional CPA-20 engloba as atividades do CPA-10. 

Quem pode conquistar o CEA e o CPA-20? 

Podemos dizer que o CEA se destina a três perfis de profissionais: quem trabalha em instituições financeiras que seguem o Código de Certificação da Anbima; quem trabalha em instituições financeiras em geral, inclusive aquelas que não aderiram ao código; estudantes e profissionais de órgãos públicos ou autarquias. 

Vale destacar que o CPA-20 pode ser conquistado pelos profissionais que atendam os mesmos requisitos do CEA. 

Como são as provas do CEA e do CPA-20?

O exame do CEA é realizado em data e horário escolhidos pelo candidato e é feito em frente ao computador. A prova tem duração de 3h30, é composta por 70 questões e exige pelo menos 70% de acertos para a aprovação.

A prova para o CPA-20 também é feita em computador, em data e horário escolhidos pelo candidato. Porém, tem duração de 2h30 e é composta por 60 questões – também exigindo no mínimo 70% de acertos para a aprovação. 

Afinal: CEA ou CPA-20?

Como você já pode imaginar, não existe uma resposta certa. A certificação CPA-20 costuma ser buscada por profissionais que já têm a CPA-10 ou que querem conquistar uma primeira certificação financeira. Por sua vez, o CEA é procurado por profissionais que já têm o CPA-20, embora isso não seja uma regra, funcionando também como primeira certificação.

Cabe destacar que o principal ponto que diferencia as duas certificações é que o CEA tem como objetivo especializar os profissionais para atuarem em conjunto com os gerentes como especialistas em investimentos. Ou seja, têm mais possibilidade de desenvolverem tarefas complexas e de crescerem na carreira. 

Agora que você já sabe as diferenças e semelhanças das duas certificações, clique aqui e conheça nossos cursos. Boa sorte! 

Nome autor

Nome autor

Descrição autor