https://www.academiarafaeltoro.com.br/

Políticas Econômicas: conteúdos que devem estar na ponta da língua

Você já deve ter visto que um dos tópicos abordados pelas certificações financeiras é sobre fundamentos da economia, não é mesmo? Para isso, é necessário compreender a forma como o governo adota as políticas econômicas para alcançar os objetivos traçados para a economia do país. A seguir, vamos fazer uma revisão sobre esse tema, apresentando conteúdos que devem estar na ponta da língua. Confira:

Você sabe o que é Política Econômica?

A meta de qualquer governo é manter uma economia saudável, que possa oferecer qualidade de vida para os indivíduos e colaborar para um cenário de crescimento das empresas. Para isso, é necessário aplicar um conjunto de ações estratégicas que são conhecidas como Política Econômica. A meta é alcançar quatro objetivos, que você pode conhecer aqui: 

Possibilitar o crescimento do Produto Interno Bruto

Esse é um assunto recorrente quando o tema é o estudo para as certificações financeiras. Em resumo, o Produto Interno Bruto é a soma de todos os bens e serviços produzidos por um país, estado ou cidade, em um certo intervalo de tempo. Assim, quanto maior for o crescimento do PIB, maior será a riqueza desta nação, o que vai se refletir no aumento de postos de trabalho, das remunerações e do volume de investimentos. 

Conter a inflação

A inflação, por sua vez, é o aumento dos preços dos produtos e serviços comercializados por um país. Quanto mais controlada esta situação estiver, mais equilibrada estará a economia. Ou seja, esse é o cenário ideal e desejado pelos governos. O desequilíbrio da moeda pode causar complicações com grande potencial de desestabilizar a economia, o que é o caminho para uma crise.  

Equilibrar as contas

Assim como uma empresa precisa ter controle sobre o dinheiro que entra e sai, o governo também precisa manter as contas equilibradas. Nesse caso, é necessário entender os custos e as receitas do país, mas, além disso, compreender o montante que entra e que sai a partir da importação e da exportação. Vale destacar que o ideal é manter a balança comercial equilibrada, com entrada de dinheiro superior à saída. 

Distribuir a renda 

Afinal, para que serve a riqueza de um país? Aqui a lógica é simples: o sucesso econômico de um país tem relação direta com a distribuição de renda de forma igualitária entre a sociedade. Ou seja, os indivíduos têm acesso a oportunidades melhores quando a nação está em crescimento econômico, com controle da inflação e com exportação maior que importação. Isso pode ser percebido, por exemplo, com o pagamento de salários mais justos. 

Mas como o governo pode distribuir a renda e garantir o bem estar da sua população? Para isso, é fundamental aplicar algumas ações conjuntas, como a política monetária, fiscal, cambial e de rendas. Como você pode ver, para entender sobre Política Econômica, é necessário ter um olhar geral sobre a economia, já que as ações precisam ser feitas de forma combinada para darem o resultado esperado. 

Nome autor

Nome autor

Descrição autor