https://www.academiarafaeltoro.com.br/

Quer começar a trabalhar no mercado financeiro? Confira essas 3 dicas!

Muitas pessoas têm o sonho de começar a trabalhar no mercado financeiro e de desenvolver uma carreira promissora nesse setor, mas não sabem como dar o passo inicial. Pensando nisso, vamos apresentar 3 dicas simples e fáceis de serem aplicadas que podem levá-lo ao trabalho dos seus sonhos. Veja aqui: 

1. Pesquise sobre o trabalho no mercado financeiro

Como você já deve saber, o mercado financeiro é muito amplo. Por isso, se você quer criar uma meta para trabalhar nele, deve se dedicar a pesquisar os diferentes setores e a entender qual tem mais sintonia com o seu perfil e objetivos a curto, médio e longo prazo.

Para saber isso, busque entender como os bancos e as instituições financeiras funcionam, quais são os cargos comuns e que hierarquia seguem, qual é a remuneração média de cada tarefa e assim por diante. Ao se aprofundar nesse mercado, será mais fácil de entender que tipo de tarefa você tem vontade de desempenhar. 

2. Entenda que características são valorizadas nesse mercado 

Cada área de trabalho valoriza determinadas qualidades dos seus colaboradores. Sabendo disso, busque entender que atributos fazem a diferença para os profissionais que querem desenvolver uma carreira no setor financeiro. Ou seja: que características pessoais você deve aperfeiçoar para ser contratado e para crescer.

Aqui já podemos adiantar alguns pontos: os profissionais do mercado financeiro precisam ser extremamente ágeis, ou seja, devem pensar rápido e de maneira estratégica, considerando sempre as necessidades dos clientes e as características próprias do setor. Além disso, devem ser honestos, estratégicos, pró-ativos e atualizados. 

3. Saiba mais sobre as certificações financeiras

Se você quer trabalhar no setor financeiro, já deve ter ouvido falar sobre as certificações, não é mesmo? Elas são responsáveis por qualificar os profissionais, dando a possibilidade de exercerem funções relevantes na área. Por isso, muitos bancos e instituições financeiras só contratam profissionais que já tenham alguma certificação no currículo.

Quais são as principais certificações?  

Mas, como é de se imaginar, existem vários tipos de certificações, que conduzem os profissionais por diferentes caminhos. Nesse contexto, a CPA-10 e a CPA-20 são procuradas principalmente por pessoas que querem entrar no setor financeiro e dar os primeiros passos por lá. 

Também existe a CEA, que é a certificação de Especialista em Investimentos da Anbima, responsável por certificar profissionais que assessoram os gerentes de conta de clientes pessoas físicas em investimentos, que podem, inclusive, indicar produtos. 

O CNPI, por sua vez, aumenta o padrão de profissionais com nível internacional dos analistas de investimentos, enquanto o CFA certifica profissionais que, além das competências básicas, também reúnem conhecimento de técnicas do mercado, noções de áreas de aplicação e ética profissional. 

E não podemos deixar de citar o CFP®, da Planejar, que coloca os profissionais em uma posição de destaque no mercado, possibilitando que trabalhem como planejadores financeiros pessoais e que atendam pessoas que precisam organizar as suas finanças.  

Se você quer trabalhar no mercado financeiro, deve ir em busca de uma certificação que o permita desempenhar tarefas complexas e crescer na carreira. E aqui vai uma dica importante: a escolha do curso preparatório faz toda a diferença nesse processo. Clique aqui para conhecer nossos cursos e para entender como podemos ajudá-lo a começar sua carreira no mercado financeiro. 

Nome autor

Nome autor

Descrição autor